A CM Coimbra decidiu cancelar todas as iniciativas que habitualmente constituem a programação de Natal, que o município empreende há sete anos consecutivos, tendo em consideração as medidas de contingência da pandemia COVID-19 e por entender que estas se poderiam tornar num foco incontrolável de aglomeração de pessoas.
Assim, a animação de rua, as atividades infantis, a tradicional pista de gelo, o carrossel parisiense, a casinha do Pai Natal e o concerto de inauguração da iluminação de Natal ficam sem efeito, voltando à cidade apenas no próximo ano.
Por sua vez, este ano será reforçada a iluminação de Natal, que vai chegar a mais nove locais da cidade. Ao todo serão 420 mil luzes que vão dar mais brilho durante a época natalícia, tornando as ruas de Coimbra mais atrativas. As luzes serão ligadas mais cedo, já no próximo dia 27 de novembro, numa iniciativa que pretende incentivar as pessoas a passearem pelos lugares iluminados, comprando no comércio e restauração local, respeitando sempre as medidas de contingência das autoridades de saúde e os horários determinados pelo Governo.
Nesse sentido, a autarquia determinou também que a iluminação natalícia vai ser ligada todos os dias mais cedo, pelas 17h00, e ficarão ligadas mediante os horários que venham a ser impostos a nível nacional.
A CM Coimbra apela, ainda, a que junto das iluminações com photo point os cidadãos adotem as medidas de contingência aconselhadas pelas autoridades de saúde.
Relativamente à festa de fim de ano em Coimbra, já é certo que não se irá realizar nos moldes habituais. A autarquia está a avaliar como poderá animar a noite de passagem de ano das famílias conimbricenses no atual contexto da pandemia e depois de um ano particularmente difícil para todos, apelando a que todos ficam em segurança nas suas habitações.