“O apeadeiro velho vai deixar de o ser”, salientou Manuel Machado. A Estação Coimbra B vai ser renovada e transformada num importante complexo intermodal para a região centro. A estimativa orçamental global da Infraestruturas de Portugal é de 38,6 milhões de euros – estando aqui incluído o projeto de execução do troço Coimbra B – Portagem do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que também foi analisado e aprovado nesta reunião do executivo municipal.
A renovação substancial da Estação Coimbra B e das suas instalações terá em consideração a integração plena com a interface do MetroBus do Mondego, prevendo ainda a melhoria dos acessos viários e pedonais, incluindo passagem inferior para passageiros, escadas rolantes e elevadores, novas bilheteiras e salas de espera, áreas comerciais, sanitários, novas coberturas e a reformulação do layout ferroviário para acomodar os serviços que hoje vão a Coimbra A.
A CM Coimbra pretende aproveitar esta intervenção para aumentar a intermodalidade desta infraestrutura, pelo que irá desencadear o desenvolvimento de um procedimento para a criação de uma gare intermodal, em substituição da gare da Av. Fernão de Magalhães, que permita retirar o trânsito dos veículos pesados de passageiros desta via central da cidade. Prevista está ainda a criação de parques de estacionamento periféricos e novas acessibilidades à estação, designadamente uma ligação entre a Rua do Padrão e a Avenida Aeminium que permita a transposição da passagem de nível do canal do MetroBus, através de um cruzamento semaforizado.