A CM Coimbra e a UC têm procurado alternativas à circulação atual dos autocarros turísticos na Alta da cidade, que na época alta ocupam de forma abusiva a Rua Larga, chegando a provocar constrangimentos aos autocarros de transportes urbanos de Coimbra.
Depois de analisadas as opções, os serviços municipais consideraram que a melhor alternativa será que a largada de passageiros ocorra no Largo Marquês de Pombal, passando a circulação a fazer-se obrigatoriamente pela Rua Padre António Vieira, Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal e, posteriormente, a saída pela Rua dos Estudos, Praça Dom Dinis e Calçada Martim de Freitas.
Para viabilizar este novo percurso serão necessárias várias alterações, como o deslocamento dos contentores do lixo da Rua Inácio Duarte para a Rua Couraça dos Apóstolos; a proibição de paragem e estacionamento na Rua Inácio Duarte; a proibição de estacionamento do lado esquerdo do Largo Marquês de Pombal; pintura dos cruzamentos com marcas de “caixa amarela”, proibindo a imobilização de veículos dentro da área delimitada; e a criação de uma zona reservada ao estacionamento de veículos pesados de passageiros afetos ao serviço de turismo, no Largo Marquês de Pombal.
Na mesma reunião foi aprovado o Plano de Mobilidade Sustentável e Acessibilidade denominado “Circular na Alta”. O objetivo deste plano passa por influenciar os padrões de mobilidade nas deslocações à Alta da cidade, procurando: promover uma maior utilização do transporte público; promover a qualificação das redes de modos suaves, em particular, a rede pedonal; controlar o acesso dos veículos automóveis e disciplinar a utilização do estacionamento; garantir condições adequadas e funcionais para a logística urbana (circulação de operações de carga e descarga); e reduzir as emissões de CO2 relativas ao conjunto de deslocações à Alta da cidade. Um projeto que faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, que tem como indicadores de resultado a redução estimada da emissão de gases com efeito de estufa, sendo o objetivo final a redução de 263 Ton de CO2.
Este plano foi elaborado pela TIS.pt – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, S.A, a empresa contratada para a prestação desse serviço. O plano “Circular na Alta” já foi analisado pelos serviços municipais, que consideram que “o documento apresentado vai ao encontro das premissas definidas”, existindo, contudo, aspetos que carecem de maior e melhor desenvolvimento nas fases seguintes. Considerou-se, pois, recomendável que o prestador de serviços desenvolva um estudo mais aprofundado sobre toda a tecnologia a ser utilizada, bem como um desenvolvimento mais detalhado da versão definitiva do plano.