“Esta é uma excecional notícia para todos aqueles que utilizam o fantástico sistema de saúde que existe em Coimbra”, disse o presidente da IP, no final do painel de apresentação pública do estudo prévio da Linha do Hospital, que será a terceira fase do projeto do SMM.
As dificuldades maiores neste troço, segundo António Laranjo, prendiam-se com o nó de Celas, que “foi muito bem trabalho e garante fluidez” no seu atravessamento.
O presidente da IP apresentou ainda o estudo prévio da Estação de Coimbra-B, que vai incluir a construção de um túnel de atravessamento, em forma de galeria, e a alteração do “layout ferroviário”, cujo projeto de execução estará concluído em outubro.
O SMM prevê a instalação de autocarros elétricos (metrobus) entre Serpins (Lousã) e Coimbra B, com uma linha urbana até ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, numa extensão total de 42 quilómetros e um investimento estimado de 125 milhões de euros.
Prevê-se que o sistema de transportes comece a funcionar de forma faseada a partir de 2021 e integralmente em 2022.