Coimbra heraldic loading icon

Notícias

// Cultura

28 Abril 2025

Café Curto marca 200 sessões com celebração especial no próximo dia 13 de maio

Café Curto marca 200 sessões com celebração especial no próximo dia 13 de maio

O ciclo de showcases semanais Café Curto, que acontece no Café-Concerto do Convento São Francisco, com curadoria da Blue House, coprodução da Divisão do Convento São Francisco e financiamento da Câmara Municipal de Coimbra, comemora 200 sessões, no próximo dia 13 de maio, com uma edição especial inserida no Festival Santos da Casa. A celebração vai ser realizada com um formato inédito, uma “Conversa-Concerto” protagonizada pela artista Yosune e pelo radialista Fausto Silva.

A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto. O momento será celebrado com uma edição especial inserida no Festival Santos da Casa, que propõe um formato inédito — uma “Conversa-Concerto” protagonizada pela artista Yosune e pelo radialista Fausto Silva, parceiro deste ciclo, voz sempre presente na promoção da nova música portuguesa e figura incontornável da Rádio Universidade de Coimbra que comemora 42 anos de atividade radiofónica.

 

Neste Café Curto #200, a artista venezuelana Yosune — que vive em Portugal desde 2017 — vai apresentar temas do seu mais recente trabalho Madre Tierra, um disco produzido por Quico Serrano que celebra a vida, a liberdade interior e a ligação à terra-mãe. O concerto será entrelaçado com uma conversa informal conduzida por Fausto Silva, num formato fluído que se prolongará por cerca de 60 minutos — o dobro da duração habitual do Café Curto — criando um espaço de partilha entre palavra e música.

 

Este evento especial será também o encerramento simbólico da edição 2025 do Festival Santos da Casa, iniciativa com a qual o Café Curto mantém uma colaboração regular.

 

Maio é, também, um mês de expansão do Café Duplo. A 28, o Café Duplo chega pela primeira vez ao Teatro Municipal de Ourém, reforçando a presença do projeto noutros territórios e promovendo novas sinergias, neste caso também com a Associação Albardeira. No dia seguinte, a 29 de maio, o ciclo regressa ao Teatro Municipal de Bragança, onde continua a colaboração com a estrutura Dedos Biónicos.

 

A edição de maio do Café Duplo junta dois percussionistas cuja prática artística se ancora no ritmo como linguagem universal: Iúri Oliveira, músico multifacetado com percurso internacional e colaborações com nomes como The Cinematic Orchestra, Lura ou Branko, e Daniela Antunes, artista de Ourém que cruza percussão, canto e expressão sensorial numa abordagem profundamente sensível e performativa.

 

COIMBRA | PRÓXIMAS DATAS MAIO & JUNHO

6 maio| COMBO DE JAZZ EACMC

13 maio | YOSUNE / FAUSTO SILVA – CC #200 (Festival Santos da Casa)

20 maio | DAVI SANTIAGO (MIC)

27 maio | Café Duplo: IÚRI OLIVEIRA + DANIELA ANTUNES

3 junho | bonança

10 junho | INÊS BARREIRO (MIC)

17 junho | A SINGER OF SONGS

24 junho | Café Duplo: MIGUEL CALHAZ + NUNO CARPINTEIRO

Mais artigos em "Cultura"

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)
Coimbra,
the right place
to be.