A próxima Feira de Artesanato Urbano decorre no sábado, dia 12 de abril, na Praça do Comércio, das 9h00 às 19h00. Uma edição que vai contar com 34 expositores provenientes, maioritariamente, de Coimbra, mas também dos concelhos de Cantanhede, Condeixa, Figueira da Foz, Leiria, Mealhada, Montemor-o-Velho, Pedrógão Grande, Penacova, Pombal e Soure.
O evento integra vários momentos de animação. Às 10h00 e às 15h00, o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra vai proceder à venda de arrufadas, com os tradicionais pregões, que se vão estender a todas as artérias principais da Baixa da cidade. Às 11h00, a Banda Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Ceira vai desfilar pelas ruas do centro histórico. E, por fim, a partir das 16h30, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira vai desfilar e realizar uma apresentação etnográfica e folclórica no recinto do evento.
Os visitantes vão ter oportunidade de contactar com uma variedade de produtos artesanais, de utilização múltipla, alguns dos quais concebidos com recurso a materiais reciclados e técnicas de conceção artesanal diversas.
Este evento de animação urbana procura, assim, atrair a população local a práticas regulares de lazer e socialização, valorizando o património inscrito no centro histórico e atraindo, simultaneamente, mais visitantes à Baixa da cidade. Uma iniciativa que contribui, também, para a estratégia municipal de integração de programação na Baixa e na Alta da cidade, na perspetiva de uma vivificação do património histórico que o território oferece.
A próxima edição do evento está programada para o dia 10 de maio, na Praça do Comércio.