A mais recente reunião do projeto JEWELS TOUR contou com a participação das equipas dos sete parceiros: Município de Ferrara (Itália), Município de Coimbra (Portugal), BUAS – Universidade de Ciências Aplicadas de Breda, Município de Lublin e o Grodzka Teatro NN em Lublin (Polónia), o Município de Erfurt (Alemanha), a Agência de Turismo e Investimento de Riga (Letónia) e a Agência de Desenvolvimento Regional de Lviv (Ucrânia), além da Universidade de Coimbra, enquanto stakeholder do projeto em Coimbra.
Coimbra apresentou as ações desenvolvidas no projeto ao longo do segundo semestre, incluindo parcerias estratégicas com o Turismo Centro de Portugal para criar novos produtos turísticos na Região Centro, a partir da herança judaica, e iniciativas da Divisão de Museologia da CM de Coimbra, como visitas guiadas, publicações e intervenções artísticas que promovem o legado judaico junto da comunidade.
A cidade prepara-se agora para receber a próxima reunião do JEWELS TOUR, nos dias 4 e 5 de junho, que incluirá visitas ao património judaico e será associada ao VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas – Cidades-Mundo de Memória Judaica. O evento vai reunir investigadores nacionais e internacionais para debater a influência judaica na história e identidade luso-ibérica, reforçando o compromisso de Coimbra com a preservação do seu legado sefardita.
Recorde-se que a CM de Coimbra prepara-se para abrir a visitas do público o Mikveh, os banhos de purificação judaicos, situados na Rua Visconde da Luz, após as obras de requalificação do espaço estarem concluídas.