A CM de Coimbra lançou cinco procedimentos internos para possibilitar a progressão na carreira, com a abertura de vagas para a frequência de curso de formação específico com vista à eventual promoção à categoria superior.
Para o curso de promoção à categoria de Chefe de 2.ª Classe, das 14 vagas disponíveis, oito foram preenchidas. No caso do curso de promoção a Subchefe Principal, foram admitidos 28 candidatos para as 31 vagas, enquanto para o curso de Subchefe de 1.ª Classe foram aprovados 24 bombeiros para as 37 vagas. Por fim, para o curso de Subchefe de 2.ª Classe foram aprovados 18 bombeiros para 20 vagas, sendo que para o curso que permite a promoção a Chefe de 1.ª Classe, estavam previstas duas vagas, não houve candidatos aprovados.
Os métodos de seleção passaram pela inspeção médica, a realização de provas de conhecimentos específicos e de provas físicas práticas.
Os cursos são certificados pela Escola do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa que, juntamente, com a Escola Nacional de Bombeiros, é uma das entidades habilitadas a certificar a formação destes profissionais. No dia 2 de abril, terminou o curso para a categoria de Chefe de 2ª Classe, que decorreu em Coimbra, ministrado por formadores credenciados. Os restantes cursos vão iniciar-se em breve, em Coimbra ou em Lisboa.