O projeto @Baixa Coimbra, que contempla um investimento no montante de 1,236 M€, o terceiro maior aprovado a nível nacional, é uma oportunidade única para impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial. O projeto prevê a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum. O objetivo passa por transformar a Baixa da cidade num centro comercial ao ar livre, mas também online, conectado e adaptado às novas tendências de consumo, onde os clientes poderão fazer as suas compras e usufruir do espaço.
Para tal, o @Baixa Coimbra tem previstas diversas formações mensais, dirigidas aos comerciantes desta zona histórica e ao público em geral, até ao final do ano. As formações são ministradas por entidades parceiras, tais como a Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal e o Cearte, em parceria com o consórcio, e arrancam já no mês de janeiro.
A 16, 17 e 21 de janeiro decorre a formação em “Técnicas de Venda e Gestão de Reclamações: Clientes Difíceis, Soluções”, ministrada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal, das 19h00 às 22h00, na Baixa de Coimbra, com uma duração total de 9 horas e dirigida a profissionais do comércio.
De 18 de janeiro a 22 de fevereiro, tem lugar a formação em “Língua Inglesa: Informação Turística da Região”, dada pelo Cearte, em horário b-learning: presencial ao sábado, das 14h30 às 17h30, e à distância à terça-feira, das 19h00 às 21h00. A formação tem uma duração total de 25 horas e vai ser dada presencialmente na Baixa de Coimbra e à distância em parceria com CoimbraMaisFuturo. Confere o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e destina-se a quem tenha idade igual ou superior a 18 anos, 9.º ano de escolaridade ou Plano Curricular UF8218.
Já de 23 de janeiro a 13 de fevereiro, realiza-se a formação em “Técnicas de Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais”, também ministrada pelo Cearte, em horário e-learning: em tempo real à terça e quinta-feira, das 19h30 às 21h30, e em modo assíncrono à terça e quinta-feira, das 21h30 às 23h00. Tem uma duração total de 25 horas e resulta de uma parceria com a CoimbraMaisFuturo. Também confere o nível 4 do QNQ e destina-se a quem tenha idade igual ou superior a 18 anos, 9.º ano de escolaridade ou Plano Curricular UF8218.
Por fim, de 25 de janeiro e 1 de fevereiro, tem lugar a formação em “Animação do ponto de Venda: Como criar ambientes perfeitos?”, ministrada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal, das 14h00 às 18h30, na Baixa de Coimbra. Esta formação, com a duração total de 9 horas, destina-se a profissionais do comércio.
As inscrições podem ser feitas para a Casa do Bairro, através do e-mail gestor@bairrodigital.coimbra.pt.