9 Janeiro 2025

CM de Coimbra consigna empreitada de requalificação da Escola de Casais de Vera Cruz por 125 mil euros

CM de Coimbra consigna empreitada de requalificação da Escola de Casais de Vera Cruz por 125 mil euros

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou hoje, dia 9 de janeiro, a empreitada “EB Casais de Vera Cruz – Obras de Beneficiação e Conservação” à empresa – Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., no valor de 125 mil euros, ao que acresce IVA à taxa legal em vigor, e com um prazo de execução de 150 dias. No ato solene, que decorreu nas instalações da Escola, marcaram presença o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, o presidente da União das Freguesias (UF) de São Martinho de Árvore e Lamarosa, João Pimenta, bem como os representantes da empresa adjudicatária e os serviços municipais envolvidos.

Decorreu hoje, dia 9 de janeiro, na Escola Básica de Casais de Vera Cruz, localizada na UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa, o ato de consignação da empreitada que tem como objetivo a reabilitação do edificado de mais uma escola do concelho.

 

A obra, cujo prazo se estima em 150 dias, obrigou à deslocação dos alunos. As atividades letivas dos 24 alunos que estudam nos quatro níveis de ensino do 1º ciclo do ensino básico encontram-se a decorrer, desde a passada segunda-feira, dia 6 de janeiro, na Escola Básica de São Silvestre, sendo que o ATL é desenvolvido na antiga Escola Básica da Andorinha. De sublinhar que esta deslocação foi acordada entre o Município, a União das Freguesias, o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro e os Pais e Encarregados de Educação.

 

A intervenção contempla a mudança do pavimento das salas de aula e a aplicação de vinílico, a substituição dos rodapés, bem como o melhoramento da rede elétrica. Já, nas instalações sanitárias, que vão ser profundamente reabilitadas, com substituição de equipamentos, vai ser ainda instalado um sistema de ventilação por grelhas na parede exterior em todas as cabines. A pintura de paredes e portas interiores, a substituição do painel de fixação de informação e de trabalhos dos alunos, que se encontra degradado, e a lavagem e a revisão integral da cobertura são outras das componentes que integram esta empreitada.

 

Os espaços exteriores também vão ser intervencionados, através da colocação de nova camada de betão poroso, incluindo drenagem e todas as marcações, da pintura de paredes e restauro de portas exteriores e da pintura integral de muros de vedação e ainda a demolição e posterior construção do muro junto ao campo de jogos. A aquisição e a instalação de tabela de minibasquete, bem como a aquisição e a instalação de equipamento para percursos, deslocações, perícias e equilíbrios, adequados ao escalão etário, estão também contemplados.

 

“Para nós investir nas escolas é investir no futuro”, começou por referir o presidente da CM de Coimbra. “O investimento na melhoria das condições do edificado para que as crianças tenham uma boa aprendizagem é absolutamente fundamental”, acrescentou José Manuel Silva. O autarca recordou ainda o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Município na renovação das escolas na periferia do concelho, contrariando a primeira versão da carta educativa, que previa o encerramento de escolas.

 

“Este investimento na Escola Básica de Casais de Vera Cruz assenta na política escolar de proximidade que o Município defende, proporcionando, desta forma, melhores condições para as crianças, professores e pessoal não docente para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem”, referiu, por sua vez, a vereadora Ana Cortez Vaz.

 

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×