As escadas situam-se em espaço público, entre os lotes 5 e 6 da Urbanização Quinta das Lágrimas, e apresentavam graves problemas decorrentes de infiltrações de água, provocadas pela inexistência de órgãos de drenagem no topo das escadas. Essas infiltrações deram origem a diversas patologias graves ao nível da estrutura, tendo provocado o destacamento de pedaços de betão nas vigas resistentes, ficando a armadura desprotegida e suscetível ao processo de carbonatação. A laje de teto e as paredes, por baixo da referida escada, também apresentavam sinais de saturação devido à água que se foi infiltrando.
A intervenção passou pela recolha das águas pluviais superficiais e encaminhamento para os órgãos de drenagem existentes e pela implantação de um dreno mais profundo para assegurar a resolução do problema. As grelhas de recolha das águas superficiais passaram a ter, igualmente, uma ligação inicial à caixa de visita mais próxima e a calçada foi levantada e recolocada, por forma a corrigir a falta de pendentes no encaminhamento da água para os órgãos de drenagem.
Quanto às estruturas danificadas, foi removido o betão degradado, reforçadas as armaduras com novos varões, aplicado agente de colagem e revestimento anticorrosivo para armaduras, reforçadas a argamassa monocomponente, aplicado microbetão de enchimento e, por fim, pintadas de cor igual à existente. Procedeu-se, ainda, ao refechamento de juntas existentes nas escadas, à reparação de zonas com reboco danificado, bem como à pintura do gradeamento metálico e pintura de alvenarias em geral de cor igual à existente.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano