O procedimento correu no âmbito do Acordo Quadro com a CIM-RC para o fornecimento de gás natural, o que tornou o processo mais célere, sem as etapas e o tempo de previsível necessário de um concurso internacional. A partir da data de publicação no Vortal, plataforma eletrónica de contratação pública, a 13 de novembro, as empresas convidadas – Gold Energy, Petrogal e Endesa Energia – Sucursal Portugal – tiveram 11 dias para apresentar propostas.
Os concorrentes apresentaram valores para os dois lotes estipulados, sendo que o limite fixado no Caderno de Encargos era de 1.085.333,43 euros, tendo em conta que a adjudicação seria “feita segundo o critério da proposta economicamente mais vantajosa para a entidade adjudicante, na modalidade monofator pela avaliação do preço, por lote, de acordo com o valor total obtido – preço de energia”.
Assim, a proposta mais vantajosa foi a da Gold Energy, 724.864,53 euros para o Lote 1 e 156.773,05 para o Lote 2, o que totaliza 881.637,58 euros. O júri procedeu à audiência prévia, disponibilizando o relatório preliminar aos concorrentes no dia 2 de dezembro, dispondo estes de três dias úteis para se pronunciarem, não tendo havido lugar a quaisquer pronúncias.