Na imagem abaixo é apresentado o esquema de circuitos rodoviários alternativos durante a intervenção, que tem uma duração estimada de cinco meses.
Assim, a circulação rodoviária entre a Baixa e a Praça da República far-se-á pela faixa descendente da Avenida Sá da Bandeira, que passará a possuir duas vias de circulação (ascendente e descendente).
O fluxo proveniente da Rua Tenente Valadim ou da Praça da República poderá seguir em frente – Avenida Sá da Bandeira – ou virar à esquerda em direção à Rua Padre António Vieira ou para a Praça da República.
O trânsito que circula no sentido ascendente, a partir da rotunda da Manutenção Militar, passará a subir pela via descendente da Avenida Sá da Bandeira, cortando à direita em direção à Rua Padre António Vieira ou para a Praça da República.
A circulação rodoviária na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes continua de acesso restrito a veículos autorizados.
No que diz respeito veículos de socorro e emergência, acesso local, recolha de resíduos sólidos urbanos, cargas e descargas e pessoas de mobilidade reduzida, será permitido o acesso às zonas afetadas por esta intervenção de acordo com as possibilidades decorrentes da evolução da obra.
As Linhas dos SMTUC também sofrem alterações. A paragem dos SMTUC que se encontra no sentido ascendente da Avenida Sá da Bandeira vai passar a estar fora de serviço, ficando ativas a paragem existente junto ao Mercado e a paragem existente junto ao Teatro Académico Gil Vicente. No sentido descendente da Avenida Sá da Bandeira, o abrigo existente dos SMTUC será mantido em funcionamento.
Os trabalhos a realizar nesta intervenção são os seguintes:
- Intervenções nas infraestruturas da Águas de Coimbra, nomeadamente nas redes de abastecimento de água, drenagem residual e drenagem pluvial;
- Execução nas infraestruturas de iluminação pública;
- SLAT (Sistema Luminoso Automático do Trânsito);
- Canal Técnico Rodoviário;
- Pavimentação Rodoviária e colocação de Lancis;
- Integração Urbana;
- Execução de calçada.
Considerando os diversos constrangimentos inerentes aos trabalhos em curso, no âmbito das obras de construção das infraestruturas do Metrobus, recomenda-se a utilização de meios auxiliares de navegação, como o Waze e o Google Maps, onde os constrangimentos se encontram inseridos, podendo dessa forma conhecer sempre o melhor percurso em tempo real.