A iniciativa arranca na quinta-feira, dia 5, às 18h30, com “Camões Visto de Fora”. Nilson Dourado vai apresentar um olhar inovador sobre Camões, abordando a sua obra sob uma perspetiva contemporânea e internacional. Na semana seguinte, também na quinta-feira, dia 12, às 18h30, a sessão intitula-se “Sonetos Pretos de Camões”, e conta com o duo Carlos e Castilha, numa interpretação musical original de sonetos de Camões, explorando a melodia e a força das palavras. Já no dia 19 de dezembro, à mesma hora, acontece “Entre Versos e Acordes”, um encontro entre poesia e música, onde Ulysses dá vida a versos camonianos através de interpretações inéditas.
“A Casa da Cidadania da Língua reafirma-se como um espaço privilegiado para a promoção da nossa cultura e identidade, e este ciclo é um exemplo brilhante disso”, considera o presidente de CM de Coimbra, José Manuel Silva. Já para o presidente da APBRA, José Manuel Diogo, “este ciclo é uma oportunidade única de revisitar Camões sob diferentes prismas, celebrando o impacto eterno da sua obra”.
A Casa da Cidadania da Língua fica na Rua João Jacinto, na Alta de Coimbra, e é um espaço dedicado à valorização e à promoção da língua portuguesa, reunindo comunidades lusófonas em torno de eventos culturais, literários e científicos.