26 Novembro 2024

Escola da Noite recebe 270 mil euros até 2026 para programação e gestão do Teatro da Cerca de São Bernardo

Escola da Noite recebe 270 mil euros até 2026 para programação e gestão do Teatro da Cerca de São Bernardo

A proposta de apoio financeiro, de 270 mil euros, até 2026, à Escola da Noite para gestão e programação do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) foi aprovada na Reunião de Câmara da de dia 25 de novembro. 50 mil euros por ano vão ser destinados à programação e 40 mil por ano destinam-se a despesas de gestão, sendo que, até 15 de dezembro, devem ser liquidados os montantes referentes a 2024. De referir, a propósito, que, para o triénio de 2024 a 2026, foi aprovado, recentemente, o apoio de 270 mil euros para criação artística da companhia. Assim, no global, o Município vai apoiar a Escola da Noite com 540 mil euros até 2026.

Desde 2008, a Escola da Noite é a companhia residente e a responsável pela gestão e pela programação do Teatro da Cerca de São Bernardo, espaço onde realiza, de forma ininterrupta e com elevada qualidade, atividades de produção própria e de acolhimento (designadamente espetáculos de teatro, música, dança ou outras artes performativas), assinalando-se, este ano, 32 anos de atividade.

 

Assim, o Município de Coimbra vai atribuir à Escola da Noite 50 mil euros por ano para a programação do TCSB e 40 mil por ano para despesas de funcionamento, a que acrescem 90 mil euros por ano (no total 270 mil euros, até 2026) para criação artística, na sequência da deliberação tomada na reunião de Câmara de 11 de novembro. Assim, até 2026, através destes protocolos, a Escola da Noite vai receber da Câmara Municipal de Coimbra, no total, 540 mil euros para apoio à atividade.

 

Com uma programação variada e regular do Teatro da Cerca de São Bernardo, que compreende, para além da sua própria programação, atividades culturais complementares à área artística principal, através do acolhimento de iniciativas de cariz multivariado, a Escola da Noite contribuiu significativamente para a dinâmica cultural da cidade e fomenta a criação de hábitos culturais de diversas camadas e segmentos populacionais.

 

O plano trienal apresentado cumpre o propósito de alargamento e qualificação da oferta artística em Coimbra, através da apresentação de cerca de uma dezena de espetáculos teatrais, entre novas criações (algumas das quais em coprodução com outras estruturas de criação artísticas de Portugal e Espanha), a concretização de reposições, de coproduções e de digressões, entre outros projetos nos domínios da edição, da formação e da mediação, entre outras ações de natureza artística que A Escola da Noite desenvolverá no âmbito da programação definida até 2026, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

 

 O equipamento municipal vai acolher, por conseguinte, um conjunto de ações que visam o aumento das possibilidades de contacto das comunidades educativas com as artes performativas, a criação de oportunidades profissionais e de formação, bem como de aproximação e sensibilização aos processos de criação artística, fatores que sedimentam o posicionamento de Coimbra em circuitos de itinerância e redes de intercâmbio nacionais e internacionais.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×