O Café de Santa Cruz acolhe, no próximo sábado, às 16h30, o pré-lançamento de uma obra escrita dedicada a Dom Pedro de Cristo, que resulta de um projeto desenvolvido pelo Coro de Câmara de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Uma iniciativa que a CM de Coimbra apresenta publicamente na cidade onde nasceu o compositor barroco.
Intitulado “Música de Dom Pedro e Cristo: uma edição do MM 36 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra”, trata-se de um manuscrito musical, de autoria de João Pedro d’Alvarenga, Ana Delfina Gaunt e António Jorge Marques, com a cota MM 36 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e um autógrafo do mestre crúzio Dom Pedro de Cristo. A obra vai ser apresentada por Alberto Medina de Seiça, musicólogo, membro integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Uma edição que constitui um importante contributo, até à data, para a preservação e divulgação da música de um dos mais marcantes polifonistas portugueses do século XVI e XVII, no universo da música sacra. A sessão de pré-lançamento da obra culminará com uma apresentação de fado de Coimbra, a cargo de um grupo de fados do Café Santa Cruz.
No âmbito do pré-lançamento da obra, a Igreja de Santa Cruz acolhe, às 18h00, um concerto protagonizado pelo Coro de Câmara de Lisboa, sob direção da maestrina Teresita Marques, e pelo Coro D. Pedro de Cristo, dirigido pela maestrina Cristina Faria, com repertório integralmente dedicado à obra de Dom Pedro de Cristo (c. 1550-1618), considerado como um dos mais importantes e inspirados compositores portugueses.
A sua extensa obra – mais de 200 composições musicais religiosas e profanas – não tem sido, contudo objeto de estudos aprofundados. Consequentemente, as edições críticas e gravações continuam a ser raras. Uma dessas gravações, “D. Pedro de Cristo e o esplendor do Renascimento em Portugal”, foi realizada pelo Coro de Câmara de Lisboa, em 2018. O interesse e a valia da obra de D. Pedro de Cristo contrastam, assim, com a escassez de partituras disponíveis e prontas a serem utilizadas por coros de todo o mundo.
A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra é a instituição guardiã da quase totalidade da obra musical de Dom Pedro de Cristo, visto que herdou o acervo musical proveniente do Mosteiro de Santa Cruz, um dos mais prestigiados centros europeus de atividade musical, e onde o compositor se formou e manteve ativo durante várias décadas. Esse acervo inclui muitos manuscritos musicais (MM) e, entre estes, contam os únicos autógrafos conhecidos de Pedro de Cristo: os MM 8, 18, 33 e 36. O MM que contém mais obras atribuídas ao mestre crúzio é o 36, perfazendo um total de 50 (além de quatro vilancicos e uma missa, estão incluídos motetes, responsórios, salmos, antífonas, aleluias, cânticos e hinos).
O evento promovido pela autarquia assume características inéditas. Por um lado, o manuscrito musical que vai ser pré-lançado em Coimbra vai disponibilizar as 50 obras no maior repositório online de edições críticas de polifonia ibérica de acesso livre (Archive of Iberian Polyphony, https://iberianpolyphony.fcsh.unl.pt/). Por outro lado, é a primeira vez que o “nascimento” de um livro desta dimensão, dedicado à música de Dom Pedro de Cristo, é associado à instituição onde foi mestre de capela e para a qual compôs a quase totalidade da sua obra. A igreja do Mosteiro de Santa Cruz é, por essa razão, o local ideal para a audição e fruição desta polifonia, através de um concerto pelos dois corais convidados. As duas iniciativas, que integram também o programa de Natal, são de entrada livre.