O Mercado Municipal D. Pedro V vai acolher na próxima quinta-feira, entre as 10h00 e as 16h30, ações de sensibilização e de avaliação do desperdício alimentar. A programação da iniciativa inclui, ainda, às 11h00, um showcooking, com a participação especial chef Emanuel Faria e, às 15h00, um workshop sobre desperdício alimentar, intitulado “Do problema à solução”.
O workshop conta com a participação da professora da ESTeSC Ana Lúcia Baltazar, que vai falar de “Nutrição no desperdício”, da professora da ESTeSC Susana Paixão, que vai falar sobre “Saúde Ambiental e desperdício alimentar”, e da técnica superior da CM de Coimbra Inês Carvalho, que vai abordar o tema “Biorresíduos em Coimbra”.
A iniciativa, inserida no programa da Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos 2024, tem como objetivo promover práticas mais responsáveis de gestão de resíduos, nomeadamente a redução de desperdício alimentar e adoção de práticas de recolha seletiva de biorresíduos, para que aqueles resíduos que não possam ser aproveitados, possam ser reencaminhados para a produção de composto orgânico, completando-se assim o ciclo de zero desperdício.
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos é a maior campanha de sensibilização sobre a prevenção de resíduos na Europa. Este ano, o tema é o desperdício de alimentos. Todos os anos, os estados da União Europeia produzem mais de 59,2 milhões de toneladas de resíduos alimentares, o que corresponde a 132 quilos por habitante.
A nível mundial, um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado. Segundo os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 2019 foram produzidas cerca de 931 milhões de toneladas de resíduos alimentares, representando 17% da produção global total de alimentos. A grande maioria dos resíduos alimentares é produzida nas residências (mais de metade dos resíduos alimentares produzidos), nos serviços de alimentação (restaurantes, restauração) e no retalho (supermercados, lojas).