18 Novembro 2024

Delegação de Sumy visita Coimbra e reforça laços com comunidade ucraniana

Delegação de Sumy visita Coimbra e reforça laços com comunidade ucraniana

Coimbra recebeu, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, uma comitiva de Sumy, na Ucrânia, na sequência da recente geminação entre as duas cidades. A delegação de Sumy foi recebida na sexta-feira, dia 15, na Câmara Municipal pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, numa sessão que contou também com a presença da embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko. A visita, que incluiu ainda uma reunião de trabalho no Instituto Pedro Nunes (IPN), visitas à Universidade de Coimbra (UC), ao Mosteiro de Santa Cruz e ao Convento São Francisco e um almoço convívio no Mercado Municipal D. Pedro V, permitiu criar uma plataforma de conhecimento mútuo e de reforço dos laços de solidariedade com a comunidade ucraniana residente em Coimbra.

A delegação da cidade ucraniana de Sumy, recentemente geminada com Coimbra, foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, numa sessão que contou com a presença da embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, de dois vereadores municipais, Ana Bastos e Miguel Fonseca, assim como do vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva, e do presidente do IPN, João Gabriel Silva. Na sessão, foi visualizado um vídeo da cidade de Sumy, onde se mostraram as valências da cidade antes do início da invasão russa.

 

A CM de Coimbra e a Universidade de Coimbra reafirmaram, na ocasião, o compromisso da cooperação internacional com Sumy, tendo por base a geminação dos dois municípios e o acordo firmado entre a UC e a Universidade de Sumy, que permite estabelecer a cooperação académica, científica e cultural entre as duas instituições.

 

José Manuel Silva sublinhou a importância da manifestação de solidariedade de Coimbra para com Sumy, reforçando a disponibilidade institucional para continuar a cooperar, internacionalmente, através desta geminação, que promove também a contínua integração e o acolhimento da comunidade ucraniana em Coimbra. A embaixadora da Ucrânia e a delegação de Sumy, por sua vez, agradeceram a solidariedade e o acolhimento, sublinhando o significado deste apoio integrado e múltiplo de Coimbra.

 

A visita da delegação de Sumy incluiu, também, uma reunião de trabalho no IPN, com a apresentação de alguns dos seus laboratórios, o que motivou elevado interesse por parte da delegação ucraniana. Houve, igualmente, ocasião para conhecer a UC, o Mosteiro de Santa Cruz e o Convento São Francisco, numa abordagem cultural e patrimonial que destaca traços únicos de Coimbra ao nível nacional e internacional.

 

A visita incluiu, ainda, um almoço convívio do Mercado Municipal D. Pedro V. O encontro e convívio com a comunidade ucraniana residente em Coimbra proporcionou um profícuo intercâmbio cultural entre Coimbra e Sumy, evidenciando o papel da música, dança e gastronomia na partilha de valores comuns e da solidariedade entre cidades e comunidades.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano e Tiago Costa

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×