15 Novembro 2024

CM de Coimbra promove diálogo sobre indústrias culturais e criativas no “Bom Dia, Negócios”

CM de Coimbra promove diálogo sobre indústrias culturais e criativas no “Bom Dia, Negócios”

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizou hoje, 15 de novembro, a segunda edição da iniciativa “Bom Dia, Negócios”, que teve lugar no restaurante Refeitro da Baixa, entre as 8h30 e as 11h00. O encontro, moderado pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, contou com a presença do vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, e reuniu representantes de entidades ligadas às indústrias culturais e criativas do concelho.

Sob o tema “Desafios das Indústrias Culturais e Criativas”, o evento contou com a participação de Catarina Pires, da Associação Há Baixa, de Emília Pereira, da Associação Herança do Passado, de João Amaral, do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património e de Ana Carvalho, da LUFAPO, sendo o anfitrião Eduardo Correia, do Refeitro da Baixa, que funciona nas instalações da Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra.

 

Os participantes debateram questões centrais para o setor, incluindo os desafios enfrentados pelas indústrias culturais e criativas em Coimbra, o seu posicionamento a nível nacional e internacional, bem como as formas como o Município pode apoiar estas atividades.

 

O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, destacou o papel da iniciativa “Bom dia, Negócios”, como motor de colaboração, afirmando que “estes pequenos encontros promovem networking e isso é algo que Coimbra tem de se habituar a fazer, trabalhar esse espírito de entreajuda que deixa sementes que vão germinando”. Também o vereador Miguel Fonseca apelou ao trabalho conjunto para o crescimento do setor, destacando que “o sucesso das indústrias culturais e criativas depende de todos, do setor público, do privado e da sociedade civil”. “Coimbra tem o talento e os recursos necessários para se destacar, mas só com parcerias fortes conseguiremos atingir esse objetivo”, acrescentou.

 

Todos os participantes iniciaram a conversa, que decorreu de forma informal e durante mais de duas horas, com uma breve apresentação da entidade que representam. No final, Ana Carvalho, representante da LUFAPO, sublinhou a “a abertura da Câmara Municipal no que respeita ao fortalecimento de parcerias e ao diálogo com os agentes culturais”. Por sua vez, Emília Pereira, da Associação Herança do Passado, considerou que “iniciativas como esta têm um papel crucial na união de esforços”. Já João Amaral referiu a importância do artesanato enquanto atividade económica, lembrando que este setor “movimenta 50 mil milhões de euros na Europa”. Catarina Pires, da Associação Há Baixa, reforçou o caráter aglutinador da iniciativa e as oportunidades que podem surgir deste tipo de encontros.

 

A empatia entre os presentes foi notória e o grupo agendou um novo encontro para dezembro, a decorrer na LUFAPO, para aprofundar oportunidades de trabalho conjunto.

 

A iniciativa “Bom Dia, Negócios” visa fomentar o diálogo entre empresários e representantes de diversos setores, em encontros informais que exploram desafios e oportunidades para o desenvolvimento económico local. A próxima sessão está prevista para fevereiro de 2025.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×