7 Novembro 2024

Coimbra Natal’24 com 100 atividades ao longo de 59 dias em vários locais da cidade

Coimbra Natal’24 com 100 atividades ao longo de 59 dias em vários locais da cidade

Durante 59 dias, o Natal 2024 é em Coimbra. De 9 de novembro a 6 de janeiro, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra oferece uma ampla programação alusiva à época festiva, com atividades dispersas por vários locais. O espaço público na Alta e da Baixa da cidade, a margem esquerda do Parque Verde do Mondego, o Mercado Municipal D. Pedro V, as igrejas de São Bartolomeu e de Santa Cruz, o Museu Municipal de Coimbra ou o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia são apenas alguns dos espaços que concentram a programação, que vai acontecer ao longo dos próximos 59 dias. O próximo sábado, dia 9, assinala o arranque da celebração do Natal em Coimbra, com a inauguração da iluminação, às 19h00, na Praça 8 de Maio. Do vasto e diversificado programa do “Coimbra Natal’ 24” destaca-se a segunda edição do Coimbra Magic Land, de 15 de novembro a 2 de janeiro, no Parque Verde do Mondego – Choupalinho, e ainda o Mercado de Natal, de 29 de novembro a 22 de dezembro, na Praça do Comércio. Para o público infantojuvenil, releva-se o regresso do Panda e os Caricas, com o espetáculo “Quando Eu Crescer”, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. Destaque ainda para a inauguração do Presépio de Cabral Antunes, no dia 14 de dezembro, na Rua da Sofia, e para as diversas iniciativas, sobretudo concertos musicais, com forte participação do tecido associativo cultural, entre tantas outras que totalizam as 100 atividades que integram a programação.

 

O programa de Natal da CM de Coimbra foi apresentado hoje, dia 7 de novembro, em conferência de imprensa, no Largo da Portagem, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga, do vereador Miguel Fonseca, do presidente da União de Freguesias de Coimbra (UFC), João Francisco Campos, da presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Assunção Ataíde, e da representante da empresa Vertente Versátil, responsável pela produção da Coimbra Magic Land, Dina Maia. O momento contou também com a presença dos embaixadores da Magic Land, Mónica Jardim e Marco Horácio.

 

A CM de Coimbra, através de um trabalho conjunto de diversas unidades orgânicas, preparou para a época natalícia uma vasta programação, que totaliza 100 atividades durante 59 dias, em estreita articulação com a UFC, a APBC, a empresa Renasceia, concessionária da área de restauração do Mercado Municipal D. Pedro V, destinada a todos os públicos de todas das idades e que vai decorrer em diversos pontos da cidade, já a partir do próximo sábado. O arranque da programação decorre com a inauguração da iluminação de Natal, às 19h00, na Praça 8 de Maio, com a chegada do Pai e da Mãe Natal, e que se segue, no mesmo local, o concerto de abertura com o Coimbra Gospel Choir.

 

Este ano as iluminações, que vão ser estendidas a novas zonas da cidade, vão funcionar, regularmente, de domingo a quinta-feira, das 17h00 às 24h00. Às sextas-feiras e aos sábados, assim como a 24 dezembro, a iluminação vai manter-se ligada mais duas horas, estendendo-se até às 2h00. A grande exceção será no dia 31 dezembro, noite de fim de ano, em que as luzes ficam ligadas entre as 17h00 e as 6h00.  

 

Com uma programação eclética e diversificada, o destaque do “Coimbra Natal’ 24” vai para a realização da segunda edição do Coimbra Magic Land. O evento, de acesso livre, vai decorrer no Parque Verde do Mondego, na margem de Santa Clara, no antigo Choupalinho. A iniciativa resulta de uma coorganização entre a CM de Coimbra e a empresa “Vertente Versátil, Unipessoal Lda” e inclui um conjunto de equipamentos e de atrações alusivas ao Natal. Entre as várias atrações (algumas delas gratuitas e outras mediante o pagamento de um valor simbólico) estão incluídas a Casa do Pai Natal, uma pista de gelo ecológica, insufláveis gigantes, um carrossel parisiense, snow slide, comboio de Natal, a fábrica dos brinquedos, baloiços, trampolim, animadores interativos e circenses, carrinhos de choque infantil, uma pista de trenó e paradas de Natal. Para além destas atividades, o Coimbra Magic Land vai incluir ainda um Mercadinho de Natal e tasquinhas de food truck, bem como outros espetáculos alusivos a esta época festiva. Ainda para os mais jovens, a cidade vai receber o “O Panda e os Caricas”, com o novo espetáculo “Quando Eu Crescer”, no dia 14 de dezembro, às 11h, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.

 

Já a Praça do Comércio vai acolher, de 29 de novembro a 22 de dezembro, o Mercado de Natal, organizado pela UFC com o apoio do Município. O mercado, com cerca de 40 expositor, tem ênfase no artesanato e na gastronomia locais, vai ter também uma programação pensada para as famílias. De segunda a quinta-feira, o Mercado vai funcionar das 12h00 às 22h00, nos sábados das 10h00 às 22h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

 

Por sua vez, o Mercado Municipal vai contar também com decoração e programação natalícia e o coração da Baixa vai voltar a receber, com grandes novidades, um espetáculo de video mapping.

 

Este ano, depois de um trabalho de restauro que representa um investimento municipal de cerca de 13 mil euros, o tradicional e emblemático Presépio de Cabral Antunes vai ser inaugurado no dia 14 de dezembro, às 16h30, no nº 80 da Rua da Sofia, onde vai ficar em exposição até ao dia 6 de janeiro.

 

De salientar ainda as dezenas de atividades culturais, com a forte participação do tecido associativo cultural. Por toda a Baixa e Alta estão previstas visitas guiadas ao património edificado, arruadas com o Pai e a Mãe Natal e outras figuras do imaginário infantil, com o Grupo de Concertinas “Os Amigos da Paródia”, com os Dixie Gringos Jazz Band e, ainda, com os ELUS – Deliciosas Diferenças, da APPACDM de Soure, no dia 16 de dezembro, às 17h00, entre o Largo do Poço e a Praça 8 de Maio. O programa, este ano, convida, ainda, a relembrar e a reviver antigas tradições, na Praça do Comércio, com dois desfiles etnográficos, no dia 7 de dezembro, às 12h00, e às 17h00, pelo Rancho Folclórico Etnográfico Rosas da Amoreira e pelo Rancho Folclórico Rosas do Mondego, respetivamente.

 

No campo da gastronomia, Coimbra acolhe mais uma edição do evento “Sabores da Escrita” que vai levar, no dia 6 de dezembro, ao Centro Cultural D. Dinis, às 20h00, “Os Melhores Sabores da Escrita”.

 

Entre as muitas novidades, destaque também para o Concurso de Montras, promovido pela APBC, dirigido aos lojistas da Baixa, a animação de rua destinada a vários públicos, e, ainda, O Pai Natal Sobre Rodas, uma exposição de carros clássicos do grupo “Encontro dos Clássicos de Coimbra”, que tem lugar no dia 15 de dezembro, na Praça 8 de Maio e na Rua Visconde da Luz, entre as 11h00 e as 17h30. 

 

Já no dia 21 de dezembro, às 18h00, realiza-se, no grande auditório do Convento São Francisco, o Concerto de Natal “Alegrem-se os Céus e a Terra”, pela Orquestra Clássica do Centro e Coro Essences Voices, um concerto solidário a favor da Liga dos Pequenitos do Hospital Pediátrico. E a 5 de janeiro, às 19h30, no mesmo local, o Concerto de Reis, pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, na Igreja de Santa Cruz.

 

Estes são apenas alguns destaques da vasta programação para a quadra natalícia, que culmina com o desmontar do presépio do mestre Cabral Antunes e o desligar das luzes, no dia 6 de janeiro.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×