A distinção resulta da candidatura do filme promocional “Coimbra, the right place”, lançado e apresentado este ano no âmbito da participação da CM de Coimbra enquanto município convidado na BTL.
Com uma narrativa envolvente e poética, o filme convida as pessoas a criarem uma ligação emocional com a cidade. “Esta distinção é motivo de grande regozijo e satisfação para nós”, começa por referir José Manuel Silva. “Este vídeo mostra a nossa bela cidade, com a sua riquíssima diversidade arquitetónica, patrimonial e natural, e convida as pessoas a conhecer este que é o lugar certo para visitar e para viver, tal como temos vindo a demonstrar”, acrescenta o presidente da CM de Coimbra. O prémio recebido pela CM de Coimbra no ART&TUR Festival reforça ainda “a importância da estratégia de turismo que o Município tem estado a implementar, contribuindo para aumentar o reconhecimento de Coimbra como destino turístico”, conclui José Manuel Silva.
No vídeo premiado, com cerca de três minutos, Coimbra é representada como a “pessoa certa” e “o lugar certo”, uma personagem vibrante que, através do seu património histórico, cultural e natural, se revela aos olhos de quem a visita. As imagens captadas destacam a beleza do património e das ruas, os recantos inesperados e a luz única que transforma cada espaço comum em algo extraordinário. É um convite à descoberta, uma experiência sensorial que apela à visita. “Quando vens?” é a questão que fica no ar no final do filme.
Com este filme procurou-se mostrar o encanto único, o património cultural e as diversas ofertas da cidade a um público global. Pretendeu-se, também, inspirar os espectadores a visitar Coimbra, vivenciar a sua rica história, mergulhar na sua vibrante cena cultural e apreciar o seu legado académico. Além disso, “Coimbra, the Right Place” procura promover Coimbra como um destino desejável para o turismo, para a educação e para a exploração cultural, contribuindo assim para o desenvolvimento económico da cidade e para o reconhecimento internacional.
O Festival ART&TUR, organizado em parceria com a TCP e com o CIFFT, rede de festivais internacionais de cinema de turismo, visa contribuir para posicionar as melhores estratégias de vídeo de marketing a nível global, reunindo os melhores produtores audiovisuais e especialistas em turismo de todo o mundo, refletindo sobre os temas do turismo sustentável, de património cultural e das novas tendências audiovisuais.