Durante o encontro houve oportunidade para partilhar experiências de gestão municipal, nomeadamente as políticas municipais dedicadas à atração de investimento, fortalecendo o ecossistema empreendedor e de inovação de Coimbra. Estas políticas sublinham a importância do novo posicionamento estratégico de Coimbra que revela as sinergias criadas entre as instituições do concelho, o que tem contribuído para o desenvolvimento de um ecossistema empresarial em ascensão, capaz de atrair e fixar empresas no território.
A digitalização de procedimentos municipais e a importância da agilidade processual, enquanto fator essencial para tornar a cidade mais competitiva, foi também um assunto abordado, tendo em conta a experiência partilhada neste domínio também pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.
A reunião reforçou a cooperação institucional entre Coimbra e o Conselho Federal de Medicina do Brasil, no contexto do destaque que desempenha o cluster da saúde em Coimbra, vetor fundamental para a atração de investimento e consequente retenção de talento no território. O Conselho Federal de Medicina do Brasil manifestou a sua disponibilidade para cooperar com o ativo e inovador setor da saúde de Coimbra e reforçou a importância dos laços que unem Coimbra ao Brasil, nomeadamente culturais, académicos e científicos.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano