A última prova do circuito ibérico de Jiu-Jitsu Desportivo vai trazer cerca de 700 atletas, entre crianças e adultos, nas vertentes com e sem kimono, ao Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. As provas têm início no sábado para os escalões juvenil (16 e 17 anos), adultos (18 a 29 anos) e masters (mais de 30 anos) e no domingo para os mirins (4 aos 12 anos) e infantojuvenil (13, 14 e 15 anos).
No sábado, vão decorrer também as “super lutas”, uma nova tipologia de provas que vai ter três categorias, os duelos entre as equipas brasileiras e as equipas portuguesas (Brasil X Portugal), os Master Black Belts e os Novos Talentos. Os campeões vão ser premiados com prize money, aumentando, assim, a atratividade e competitividade da prova, onde vão estar presentes vários competidores de renome mundial. O Eurocup de Jiu-Jitsu Brasileiro integra o circuito ibérico de Jiu-Jitsu Desportivo e vai contar com a participação de dez atletas brasileiros, campeões no ranking da CBJJD, para lutarem no desafio Brasil x Portugal.
“Esta edição é a continuidade do trabalho que estamos a desenvolver com a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu. Coimbra já tem o título de talismã do Jiu-Jitsu e isso é, para nós um motivo de orgulho”, começou por dizer o vereador do Desporto da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, recordando que “já são muitos os atletas que praticam a modalidade em Portugal e também em Coimbra”.
“Portugal é o país irmão do Brasil e o número de praticantes tem tido um crescimento imenso e em Coimbra também tem aumentado de ano para ano”, afirmou, por sua vez, Roberto Gavazza, agradecendo todo o apoio que recebeu da Câmara Municipal e do Coimbra MMA para a organização dos vários eventos da modalidade na cidade e recordando o sucesso do 1.º Campeonato Europeu 2023 e da 1.ª Prova do Circuito Internacional 2024, realizados em Coimbra.
Já a presidente do Coimbra MMA, Ana Paula Silva, salientou a importância da prática desportiva nas camadas jovens e o crescimento da modalidade entre os jovens praticantes em Coimbra e apelou à presença de todos no evento, que vai decorrer já este fim de semana, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexias e é de entrada livre.
O Eurocup de Jiu-Jitsu Brasileiro é promovido pela Associação Internacional Desportiva de Jiu-Jitsu Brasileiro (ISBJJA – International Sporting Brazilian Jiu-Jitsu Association) e pela CBJJD e coproduzido com a primeira escola de jiu-jitsu em Coimbra, a Coimbra MMA, e a CM de Coimbra, que atribuiu um apoio financeiro de 7.500 euros para a realização do evento e isentou o pagamento de taxas no valor de 2.178 euros.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa