Depois do sucesso do I Circuito, começa a 27 de novembro, na Lousã, o “II Circuito Distrital de Basquetebol 3×3 – Desenvolvimento Intelectual”, que vai terminar em Coimbra a 11 de junho. O evento tem como objetivo juntar as instituições de apoio a pessoas portadoras de deficiência mental do distrito, numa série de encontros mensais de jogos de Basquetebol 3×3, com o intuito de proporcionar a prática desportiva aos utentes. Ao mesmo tempo, é intuito da ABCoimbra aumentar a consciencialização para a importância da integração das pessoas com deficiência na comunidade e no desporto em particular.
Para além das sete instituições que participaram na edição inaugural do ano passado – APPACDM Coimbra, APPACDM Coimbra – Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, APPACDM Coimbra – Unidade Funcional da Tocha – Cantanhede, APPACDM Figueira da Foz, ARCIL Lousã, ARCIAL Oliveira do Hospital e Cavalo Azul – Coimbra –, este ano junta-se à prova a FUNDAÇÃO ADFP – Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional.
No ano passado, estiveram envolvidas sete instituições, 14 equipas e 58 atletas (no início do Circuito estavam apenas inscritos 27 atletas, mas o impacto foi tão positivo que inspirou a inscrição de mais participantes). A APPACDM Figueira da Foz avaliou o impacto desta ação nos seus utentes e os resultados reforçam o compromisso da ABCoimbra com a inclusão e o desenvolvimento intelectual através do desporto.
Antes do Circuito de Basquetebol – é referido no estudo promovido pela ABCoimbra – “40% dos participantes apresentavam valores abaixo da média relativos ao seu bem-estar emocional”. “Em contrapartida, após o Circuito, nenhum participante se encontrava nessa categoria. Antes da participação, apenas 7% dos participantes revelavam um bem-estar emocional alto e após o Circuito revelou-se um incremento de 53% na categoria alto”, refere o mesmo documento.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano