O simulacro HeritEx24 será o teste final do 1º Curso de Intervenção em Emergências no Património Histórico, que pretende também testar as medidas de autoproteção da Biblioteca Joanina e avaliar o Plano Especial de Emergência de Proteção Civil do Centro Urbano Antigo e o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Coimbra. Tão importante quanto a estrutura de resposta à emergência num edifício histórico, é o conhecimento e a formação dos decisores, garantindo a clara definição dos papéis e funções de cada entidade, de modo a facilitar o controlo da situação. Nesse sentido, foi contratada a Fundación Fuego para ministrar uma formação de três dias, que tem início a 28 e termina a 30, precisamente com o simulacro na Biblioteca Joanina.
O programa do 1º Curso de Intervenção em Emergências no Património Histórico começa no dia 28, às 9h00 com a sessão de abertura, que conta com a presença do vereador da Proteção Civil da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, do vice-reitor da UC, Alfredo Dias, do representante do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, Alexandre Pais, do vogal da Escola Nacional de Bombeiros, Marco Martins, e do comandante sub-regional da Proteção Civil, Carlos Tavares.
Durante a manhã há intervenções de Luísa Trindade, Professora Doutora da Universidade de Coimbra sobre o Património de Coimbra e dois painéis intitulados “Onde tudo começou: Incêndio no Palácio Episcopal La Laguna” e “Os centros históricos, ciclos de gestão de riscos: Deteção, Avaliação e Mitigação”. À tarde, fala-se de “Aprender com os exemplos: Chiado de Lisboa, Liceu de Barcelona, Palácio de Windsor”, a abordagem sobre a “Proteção Contra Incêndio – Intervenção em incêndios em arquivos e bibliotecas”, e “Protocolos de atuação normalizados”. Estão, ainda, previstas as visitas ao Museu Nacional Machado de Castro, Laboratório Chimico, Colégio de Jesus e Pátio das Escolas.
No dia 29, de manhã, apresenta-se o “Estudo: inundação do arquivo em Colónia”, fala-se dos protocolos de atuação em “Museus e Pinacotecas”, do “Estudo do incêndio na Catedral de Notre Dame” e será abordado as particularidades no “Manuseamento de bens culturais em emergências”. Da parte da tarde, vão ter lugar três workshops direcionados para os Bombeiros – “Intervenção, tática e extinção – Procedimentos de atuação”, para as Forças de Segurança – “Intervenção policial no património cultural” e para técnicos, dirigentes e serviços municipais de proteção civil sobre – “Planos de segurança”. Após os workshops serão apresentados os resultados num brainstorming com os representantes de cada grupo temático. Haverá ainda tempo para lembrar um “Exemplo de boas práticas – Incêndio no Ateneu de La Laguna” e para falar do “Guia operacional padronizado UNE-ISO 22320 – Gestão de emergências”.
No dia 30, último dia, será abordado o Comando e Controlo de Operações em centros históricos, apresentado um software específico em gestão de emergências e analisado o simulacro na catedral de Getafe. Após a necessária preparação do simulacro na Biblioteca Joanina, dar-se-á início ao HeritEX24 marcado para as 14h00 com a presença da Comissão Municipal de Proteção Civil de Coimbra, terminando o simulacro por volta das 16h30. No final, vai haver espaço para a apresentação de conclusões, análise e debate, cabendo ao Magnifico Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, encerrar esta ação.
Participam neste primeiro curso elementos de diversas Unidades Orgânicas da Universidade de Coimbra, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Serviços Municipais de Proteção Civil e Unidades Orgânicas dos municípios de Coimbra, Alcobaça, Batalha, Évora, Figueira da Foz, Guarda, Óbidos, Porto, Tomar, Santa Maria da Feira, Viseu e Viana do Castelo, do Museu Nacional de Machado de Castro, Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha), Museu Nacional de Conímbriga, da Polícia de Segurança Pública, Departamento de Polícia Municipal de Coimbra, Guarda Nacional Republicana e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, Escola Nacional Bombeiros, Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Sapadores do Funchal, Bombeiros Sapadores do Porto, Bombeiros Sapadores de Viseu, Bombeiros Municipais de Loulé, Bombeiros Voluntários de Coimbra, Brasfemes, Alcobaça, Almada, Batalha, Évora, Fafe, Figueira da Foz, Guimarães, Lamego, Mira, Porto, Portuenses, Óbidos, Odemira, Pampilhosa, Penela e Pombal, Cruz Vermelha Portuguesa – Coordenação Nacional de Emergência e Delegação de Coimbra, Centro Distrital Segurança Social Coimbra, Unidade Local de Saúde de Coimbra, EPE e ULS Coimbra – Departamento de Saúde Pública.