A proposta de adjudicação da construção de 268 habitações, na Quinta das Bicas, nas UF de Taveiro, Ameal e Arzila e São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, foi aprovada pelo Executivo no passado dia 27 de maio. Já antes, a 18 de setembro do ano passado, tinha sido aprovada a aquisição de 30 lotes no local, por 4 M€, para desenvolver este projeto social de habitação a custos controlados, num procedimento na modalidade conceção-construção.
“Este é um momento importante e feliz para o Município de Coimbra. Estas novas e modernas 268 habitações vão permitir a instalação de 268 famílias, garantindo condições justas de habitabilidade. Relembro que nos oito anos que nos precederam não foi construída uma única habitação social nova”, destacou o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Sila.
“Com a crise da habitação que se vive, de forma transversal, no país, o Município de Coimbra aposta na criação de mais fogos no parque habitacional municipal, destinado às famílias com dificuldades e que mais precisam deste auxílio. No dia internacional para a erradicação da pobreza, simbolicamente, vai iniciar-se a construção de mais 268 fogos, que vão corresponder a curto-médio prazo, a 268 famílias a residir com mais qualidade de vida e com melhores condições”, afirmou a vereadora Ana Cortez Vaz.
Implantado numa área bruta de construção de mais de 35.500 metros quadrados, o projeto prevê a construção de 28 prédios, num total de 268 habitações de diferentes tipologias T1 (76), T2 (110), T3 (42), e T4 (40) e seis moradias geminadas (T4). O processo de construção deste empreendimento municipal vai ser desenvolvido em estruturas de construção modular industrializadas, para responder à necessidade de cumprimento dos prazos contratualizados com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
De acordo com a ficha técnica da obra, a permeabilidade visual, a escala humana e modularidade foram princípios orientadores no desenvolvimento da proposta urbana, materializados na separação e autonomização de todos os volumes “geminados” ou aglutinados no loteamento e que teriam dimensões lineares maiores do que a proporção das ruas. Para além dos 28 lotes destinados a habitação, o projeto prevê dois lotes para equipamentos, a que se junta um pequeno terreno, entretanto, cedido à Câmara Municipal.
O território da Quinta das Bicas localiza-se nas UF de Taveiro, Ameal e Arzila e São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, na margem esquerda do rio Mondego, na proximidade de importantes infraestruturas de apoio, como o Parque Industrial de Taveiro, o Mondego Retail Park, o Mercado Abastecedor de Coimbra, o Estádio Sérgio Conceição, as Escola Básicas de 1º ciclo de Taveiro, de 2º e 3º ciclos de Taveiro, a nova Extensão do Centro de Saúde e a autoestrada A1.
O 1º Direito é um programa de apoio ao acesso à habitação, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa