8 Outubro 2024

Projeto do monumento de homenagem a Monsenhor Nunes Pereira apresentado à CM de Coimbra

Projeto do monumento de homenagem a Monsenhor Nunes Pereira apresentado à CM de Coimbra

A Comissão Pró-Monumento a Monsenhor Nunes Pereira, constituída por um grupo informal de cidadãos, deu, recentemente, a conhecer ao presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, o projeto escultórico de homenagem, da autoria do arquiteto António Monteiro e do artista plástico José Maria Pimentel, que a edilidade vai apoiar com cerca de 12 mil euros. O monumento vai ser instalado no talude verde, de frente para a rua que imortaliza Monsenhor Nunes Pereira na toponímia da cidade, junto à Escola da Solum.

Trata-se de um monumento em betão à vista, com um painel destacado com a silhueta de Monsenhor Nunes Pereira, que nasceu na aldeia da Mata, antiga freguesia de Fajão, a 9 de dezembro de 1906. Foi historiador, arqueólogo, etnógrafo, jornalista, professor, mas foi como artista que mais se destacou. A sua obra é multifacetada, passando pela gravura, a pintura, o desenho, aguarela, a escultura, a xilogravura e xilografia, ferro forjado e o vitral.

 

Monsenhor Nunes Pereira investigava a história local e punha a descoberto a história e arqueologia, e defendia o património que a maioria insistia em destruir, refere-se na informação técnica que sustenta a proposta.

 

Augusto Nunes Pereira faleceu a 1 de junho de 2001, em Coimbra, mas a sua obra é eterna. Foi ordenado sacerdote em 1929, tendo sido pároco em Montemor-o-Velho, Coja e Coimbra (São Bartolomeu).

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×