Embora não haja registos oficiais que confirmem esta estadia, indícios literários, genealógicos e testemunhais apontam para uma forte ligação entre o poeta e a família Noronha, detentora da Comenda da Ordem de Cristo em São Martinho do Bispo. Pedro Bingre do Amaral analisará a conjetura de que Camões poderá ter vivido nesta localidade como perceptor ao serviço da família Noronha, refletindo sobre o ambiente que poderia ter influenciado a sua obra poética.
“O tema da presença de Camões em Coimbra é fascinante, especialmente quando analisamos os vínculos que o poeta pode ter estabelecido com a região. Esta investigação abre novos horizontes para compreendermos a vida e obra de Camões, inserindo-o num contexto local que pode ter sido crucial para a sua formação literária,” considera a investigadora Maria Bochicchio, coordenadora do ciclo.
“Coimbra, berço de grandes figuras literárias, continua a ser um espaço de descoberta e reflexão. Eventos como este reforçam o nosso compromisso em celebrar o património cultural português e a língua portuguesa”, considera o presidente da CM de Coimbra, que destacou a importância da cidade na formação cultural do país:
“Este ciclo de conferências é um tributo a Luís de Camões, um poeta que continua a inspirar novas investigações e interpretações. Celebrar a sua vida e obra em Coimbra, e particularmente na Casa da Cidadania da Língua, enriquece ainda mais este diálogo cultural luso-brasileiro”, avança, por sua vez, José Manuel Diogo, presidente da APBRA.
Pedro S. R. Bingre do Amaral é professor adjunto na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e tem uma vasta experiência em áreas como o ordenamento territorial e a conservação da natureza. Nos seus tempos livres, dedica-se à leitura, esgrima e à proteção da Natureza. É coautor de diversos instrumentos de gestão territorial e tem-se destacado no campo da investigação em política de solos e biodiversidade.
Se necessitar de mais informações sobre o evento e de confirmar presença, deverá estabelecer contacto através do email agenda@portugalbrasil200anos.org.