O Prémio Projeto é atribuído, tal como o próprio nome indica, a um projeto liderado por uma ou mais promotoras e/ou empreendedoras, que tenha sido implementado em Coimbra nos últimos cinco anos, com destacado mérito e impacto na sociedade. Já o Prémio Carreira é atribuído a uma personalidade feminina de claro valor alcançado na sua área profissional, que se tenha distinguido nos últimos 10 anos, de forma inequívoca, como catalisadora ou protagonista de ações de empreendedorismo, implementadas e desenvolvidas no concelho, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável da sociedade.
As propostas de candidatura à categoria Projeto deverão ser instruídas através do balcão virtual em https://servicosonline.cm-coimbra.pt/, mediante registo prévio nesta plataforma e utilizando o formulário eletrónico existente para o efeito. No formulário de candidatura, deverá ser inscrita informação relativa ao projeto, nomeadamente descrição sucinta, impacto na sociedade e contributo para a afirmação e projeção do concelho no âmbito do empreendedorismo e da inovação, bem como para a sustentabilidade e criação de valor no território. Já as propostas de candidatura à categoria Carreira são apresentadas pelo júri e devem contemplar uma exposição clara sobre a relevância da candidata e a forma como a mesma se enquadra nos objetivos do prémio.
O júri é composto por sete membros, presidido pelo presidente da CM de Coimbra (que, em caso de impedimento, se fará representar). Os restantes membros são: Brígida Silva Mateus, técnica superior na Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas da Câmara Municipal de Coimbra; Carla Duarte, gestora de inovação no Instituto Pedro Nunes | ESA Business Applications Ambassador Portugal; Gabriela Fernandes, pró-reitora da Universidade de Coimbra para o Empreendedorismo; Maria Manuel Leitão Marques, professora catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Sara Proença, diretora da Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra – INOPOL; e Sónia Pinto, diretora do Centro Emprego Formação Profissional de Coimbra.
As vencedoras terão direito a integrar o júri de avaliação do ano imediatamente seguinte àquele em que foram distinguidas, se assim o entenderem. O prémio tem um valor de três mil euros para a categoria Projeto e dois mil euros para a categoria Carreira, sendo que o prémio é indivisível e não poderá ser concedido a título póstumo.
De recordar que este prémio foi aprovado, por unanimidade, na reunião de Câmara de 27 de novembro do ano passado e reconhece, como se lê no regulamento, publicado em “Diário da República”, a importância das mulheres na liderança empresarial, pretendendo o Município de Coimbra com esta iniciativa “participar do movimento mundial de empoderamento do empreendedorismo feminino, distinguindo e homenageando as mulheres que com talento, tenacidade e dedicação persistem nos seus sonhos e arriscam na transformação de ideias e projetos em negócios que não apenas prosperam, mas também inspiram, através da atribuição de um prémio anual concebido para prestigiar os feitos das mulheres empreendedoras do Concelho de Coimbra”.
O regulamento do Prémio Empreendedorismo Feminino e outras informações podem ser encontradas aqui.
Créditos de vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa