Os alertas são emitidos via SMS, do remetente Águas de Coimbra, sempre que o cliente registar um consumo mínimo continuado de cerca de 48 horas. Podem aderir a este serviço todos os clientes que têm telemetria, ou seja, cuja leitura de consumo já é medida à distância pela empresa municipal. Atualmente, a percentagem de clientes que beneficia deste sistema de telecontagem é superior a 80%, sendo que a taxa de cobertura de telemetria vai alcançar os 100% em 2025.
Os clientes que pretenderem aderir podem fazê-lo através do Balcão Digital. O serviço conta com um período de subscrição gratuita, sendo que depois será cobrado um valor mensal simbólico. Recorde-se que, através do Balcão Digital da Águas de Coimbra, é já possível consultar os consumos diários de água. Este serviço de alertas vai permitir receber um aviso de consumo continuado, evitando o pagamento de valores elevados que resultam de fugas de água, difíceis de detetar.
O Balcão Digital tem como objetivo melhorar a relação comercial com os clientes. A plataforma está disponível 24 horas por dia e é possível, entre outras funcionalidades, consultar faturas, consumos de água, comunicar leituras, aderir à fatura eletrónica e ao débito direto, submeter pedidos de licenciamento de redes prediais, alterar dados do contrato ou fazer um simples pedido de informação. Para tal, basta efetuar o registo no Balcão Digital, em www.aguasdecoimbra.pt.
O Balcão Digital está, assim, em destaque na renovada página institucional da Águas de Coimbra. A renovação é um passo incontornável na digitalização dos serviços desta entidade gestora e uma ferramenta indispensável na relação da empresa municipal com os clientes. A nova página facilita ainda o acesso a esta plataforma.
É um objetivo estratégico da empresa promover a utilização do Balcão Digital de atendimento, que permite, em diversas situações, dispensar o atendimento presencial ou por telefone. Em preparação está, ainda, a utilização de ChatBot no site – software baseado em Inteligência Artificial, capaz de manter uma conversa em tempo real, por texto ou por voz – que vai, igualmente, apoiar o serviço de atendimento ao cliente.
Outra novidade desta página institucional é a comunicação de obra, um aspeto já identificado pela empresa municipal, pela necessidade de melhorar a informação disponível sobre as empreitadas que estão a decorrer no concelho e, sobretudo, relativamente a intervenções que obrigam a suspender temporariamente o abastecimento de água, bem como a condicionar o trânsito. Foi assim criada uma aplicação no site, que permite atualizar permanentemente estas informações e que passa a ser um meio disponível para esclarecer os cidadãos sobre as intervenções em curso.
A nova página – que pode ser visitada através do endereço www.aguasdecoimbra.pt – vai dar ênfase às principais notícias sobre a atividade da empresa municipal Águas de Coimbra e, também, à programação da Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais.