1 Outubro 2024

21º aniversário da Polícia Municipal: requalificação das instalações é uma prioridade

21º aniversário da Polícia Municipal: requalificação das instalações é uma prioridade

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou hoje, dia 1 de outubro, que a requalificação das instalações da Polícia Municipal (PM) é uma prioridade do Executivo municipal. A afirmação foi proferida na cerimónia comemorativa do 21º aniversário da PM, perante os 14 novos agentes, que receberam insígnias e reforçam, assim, este corpo policial, agora composto por 50 agentes. Já o comandante da PM apresentou um balanço do trabalho desenvolvido no ano passado. Celso Marques adiantou que a PM realizou 10.523 autos de contraordenação rodoviária, elaborou 335 processos de viaturas em situação de abandono, notificou 485 proprietários pela falta de limpeza de terrenos e 679 entidades para proceder às inspeções de elevadores.

A requalificação das instalações da Avenida Sá da Bandeira são uma prioridade para o Executivo municipal. José Manuel Silva foi claro na afirmação, adiantando que assim que haja verba disponível a requalificação avança. Apesar das pequenas intervenções, o presidente da Câmara admitiu ser  necessário mais do que isso e explicou que o processo está dependente da receita financeira do Município de Coimbra, amputada em 4.5M€ de euros devido à redução do IMI para a valor mínimo legal. “Não é possível responder a todas as pretensões”, disse o autarca, afirmando que a Câmara Municipal pretende investir em diversas áreas, de modo a dotar o concelho de condições de desenvolvimento que não foram tidas em conta em anteriores mandatos.

 

Contudo, sem receita, torna-se difícil investir, lamentou o presidente da Câmara, considerando que a decisão de baixar o imposto para os proprietários para 0,3% foi uma decisão populista e teve graves consequências na capacidade de investimento da autarquia.  José Manuel Silva explicou que, para colmatar este buraco financeiro, o Executivo municipal tem apostado no incentivo e na criação de condições de atratividade e de emprego, na fixação de quadros, no aumento da receita municipal, o que resultou na recuperação da população nos últimos anos e na instalação de mais empresas no concelho, o que resulta na criação de mais postos de trabalho.

 

O presidente da Câmara anunciou, ainda, que, para o ano, a PM vai ter à disposição armas de fogo, de modo a garantir maior segurança e poder de dissuasão nas missões que desempenha. José Manuel Silva adiantou, ainda, que, depois de ouvir as sugestões dos agentes, a PM vai ser equipada com um alcoolímetro e vai ter novos cartões de identificação. O autarca não esqueceu o esforço que tem sido feito no fardamento e na formação dos agentes que, vincou, garantem a tranquilidade do concelho e desempenham as obrigações legais da Câmara Municipal.

 

Sobre o trabalho desenvolvido pela PM, o comandante Celso Marques apresentou alguns números ilustrativos, referentes ao ano passado, da atuação dos polícias municipais, designadamente os 10.523 autos de contraordenação rodoviária, a elaboração de 335 processos de viaturas em situação de abandono, a notificação de 485 proprietários pela falta de limpeza de terrenos e de 679 entidades para proceder às inspeções de elevadores, para além da colaboração ativa com as Juntas e Uniões das Freguesias e as unidades orgânicas da CM de Coimbra.

 

Para além da habitual parada, a cerimónia comemorativa do 21º aniversário da PM contou ainda com um bolo de aniversário alusivo à data.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×