23 Setembro 2024

O Mundo do Vinho regressa a Coimbra de 3 a 12 de outubro

O Mundo do Vinho regressa a Coimbra de 3 a 12 de outubro

A sétima edição de O Mundo do Vinho, iniciativa criada por Margarida Mendes Silva e produzida pela Cultura e Risco Associação Cultural, regressa a Coimbra de 3 a 12 de outubro, com o apoio da Câmara Municipal. O evento celebra a riqueza cultural e histórica do vinho, através de uma programação diversificada, que inclui exposições, concertos, apresentações literárias e momentos de degustação.

Nesta iniciativa, o vinho é fonte de inspiração que se revela através da fotografia, música, gastronomia, arquitetura, literatura e poesia. De 3 a 12 de outubro, estão previstas dezenas de iniciativas, distribuídas por vários espaços emblemáticos da cidade, como o Convento São Francisco, a Casa-Museu Bissaya Barreto, Portugal dos Pequenitos e a Praça do Comércio, num evento que promete atrair diferentes públicos com um interesse comum: a paixão pelo vinho e a cultura que o rodeia.

 

Esta edição, em particular, presta homenagem ao Douro, região celebrada por Miguel Torga como as “terras do calor e da doçura”. Ao longo do programa, também, vão ter lugar momentos de provas e degustação com Vinhos Terras de Sicó. Com exceção de “Um Dia na Vindima” e o concerto “Brinde Cantado à Liberdade”, as iniciativas são de entrada livre. Toda a informação está disponível em www.vinhoearte.pt.

 

No dia 3 de outubro, inaugura-se a programação, no Museu Nacional Machado de Castro, com a exposição “Vinho e Arquitectura”, que explora o diálogo entre a arquitetura e a vinha, com obras de arquitetos como Frank Gehry e Santiago Calatrava, capturadas pela lente de Nelson Garrido. Vai estar patente até 30 de novembro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30. A apresentação vai ser feira por João Crisóstomo e vai haver um Sicó de Honra, com vinhos Terras de Sicó.

 

No campo musical, Coimbra recebe, pela primeira vez, dois espetáculos do projeto “Sons do Douro”, a 5 de outubro, na Praça do Comércio. Para lá deste momento único, que mistura música popular e contemporânea utilizando pipas de vinho como instrumentos, O Mundo do Vinho também explora o reportório clássico com um concerto intitulado “Brinde Cantado à Liberdade”, que celebra a relação entre o vinho, a música e a liberdade, com Catarina Peixinho (piano) e Leonor Barbosa de Melo (soprano). A sessão terá lugar no Convento São Francisco (Sala D. Afonso Henriques), a 6 de outubro, domingo, às 18h00. Os bilhetes custam entre seis a oito euros e as reservas podem ser feitas na bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00), através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.

 

A leitura tem um lugar especial nesta edição, com um Concerto de Leitura Vínico, “À Redonda Janela do Copo”, por Miguel Gouveia, dia 4, às 18h30, que proporcionará uma experiência sensorial que combina a leitura de prosa e poesia com uma seleção de textos sobre vinho. A propósito do lançamento do livro “Histórias e Curiosidades à Mesa”, de Virgílio Nogueiro Gomes, acontecerá dia 10, às 18h00, na Casa-Museu Bissaya Barreto, uma conversa entre o autor e Paula Barata Dias sobre a história da gastronomia e curiosidades à volta da mesa.

 

Este ano a proposta gastronómica é da responsabilidade do Chef Paulo Queirós e começa com um passeio pela região do Douro no Portugal dos Pequenitos, seguido de uma refeição reinterpretada da tradicional da vindima. Acontece a 5 de outubro, a partir das 18h00, no Portugal dos Pequenitos, passa pela Mercearia Cordel às 18h45 e termina no restaurante Cordel, às 20h00. O preço é 40 euros e a lotação limitada. As inscrições e reservas podem ser feiras até 1 de outubro para os números de telemóvel 918 431 155 ou 962 610 050, estando também disponível o e-mail mundodovinho10@gmail.com.

 

A programação de 2024 encerra dia 12, na Galeria Santa Clara, com uma conversa, com início às 17h00, que destaca o papel inovador das mulheres no sector vitivinícola. Num mundo tradicional de homens, as mulheres começam a conquistar relevantes posições nas diferentes etapas do ciclo do vinho, com um trabalho cada vez mais reconhecido e prestigiado, dentro e fora de portas. Falamos da criação de um vinho, da sua produção e da sua comercialização, com Patrícia Santos (enóloga), Tatiana Sá Marques (engenheira) e moderação de Paulo Queirós. 

 

A Câmara Municipal de Coimbra apoia O Mundo do Vinho com mais de 4.700 euros, que se traduzem num apoio financeiros de 2.000 euros e em isenções de taxas no valor de 2.767,30 euros, correspondentes a licenças e taxa de ocupação da Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×