20 Setembro 2024

Tecelagem de Almalaguês em destaque amanhã na Baixa da cidade

Tecelagem de Almalaguês em destaque amanhã na Baixa da cidade

A tecelagem de Almalaguês estará em destaque amanhã, dia 21 de setembro, desde a Rua Visconde da Luz até à Rua da Sofia, em mais uma iniciativa que tem como protagonistas as tecedeiras, que partilham, no espaço público, todo o processo de criação de peças artesanais típicas desta freguesia do concelho de Coimbra. “A Tecelagem sai à Rua!” é um projeto organizado pela Associação Herança do Passado, com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que decorre entre as 9h30 e as 18h30, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

“A Tecelagem sai à Rua!” é a designação da iniciativa que a Associação Herança do Passado promove com o objetivo de contribuir para que a tecelagem de Almalaguês seja reconhecida como uma mais-valia da nossa cultura e que vai decorrer, amanhã, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

 

Entre as 9h30 e as 19h30, no eixo pedonal desde a Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio e Rua da Sofia (que estará encerrada ao trânsito, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade), um conjunto de artesãs demonstrarão, na via pública, o potencial do saber-fazer desta arte de tecer, que vai sendo transmitido de geração em geração e que nos faz reviver as tradições locais.

 

Com recurso a matérias-primas genuínas, técnicas artesanais e múltiplos utensílios, com destaque para os teares, os visitantes vão poder assistir a uma apresentação das várias fases da tecelagem (fiar, dobar o fio, encher as canelas, rasgar tecidos e torcer o trapo, fazer novelos e tecer no tear), num circuito que se abre à experimentação por parte do público visitante como reconhecimento das tradições regionais.

 

Paralelamente, haverá uma exposição/venda, desfiles de produtos diversos de tecelagem de Almalaguês (às 11h30 e às 15h30) e um programa de animação que inclui, ao longo do dia, atuações de DJ (na esplanada do Café Santa Cruz), uma atuação de Luis Travassos, um desfile etnográfico com grupos folclóricos e de concertinas com sede em Almalaguês, retratando a vida da aldeia com as suas tradições e costumes, iniciativas que recebem, também, o contributo do CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património) e do Saco Da Baixa.  “A Tecelagem sai à Rua!” evidencia, sobretudo, a mão de obra feminina que, ao longo dos séculos, deu vida a uma cultura que a Associação Herança do Passado pretende, com esta iniciativa, homenagear.

 

Este projeto, que foi contemplado com apoio financeiro municipal de 3000€, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, pretende valorizar esta expressão artística ancestral incutindo um sentimento de identidade na nossa memória coletiva, que sai reforçado pela sua continuidade e pela sua preservação através dos tempos.

 

A iniciativa enquadra-se, assim, na temática deste ano das Jornadas Europeias do Património,  “Rotas, Redes e Conexões”,  que procura sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×