20 Setembro 2024

Cerâmica de Coimbra é tema de visita acompanhada com participantes internacionais

Cerâmica de Coimbra é tema de visita acompanhada com participantes internacionais

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra recebe amanhã, dia 21 de setembro, um conjunto de cerca de 50 congressistas e participantes do 51.º Congresso da Academia Internacional da Cerâmica que decorre, desde o passado dia 16, em Alcobaça e Caldas da Rainha. Esta ação municipal, em formato de visita acompanhada, tem como objetivo promover a cerâmica de Coimbra distinguindo a sua importância no contexto do património cultural material e imaterial do concelho e da região.

Coimbra será, amanhã, a cidade anfitriã de uma visita que percorrerá os caminhos da cerâmica artesanal local, desde a tradicional à de cunho contemporâneo, numa ação pós-tour associada ao 51.º Congresso da Academia Internacional da Cerâmica, que decorre, até hoje, em Alcobaça e nas Caldas da Rainha, sob a égide da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, que o Município de Coimbra integra desde o ano de 2023, a par com outros 28 municípios portugueses. Dedicado ao tema “A cerâmica no mundo mediterrânico: da antiguidade à contemporaneidade”, o evento internacional junta, agora, cerca de 50 congressistas numa visita que traz à cidade especialistas de dez nacionalidades e representantes de instituições de seis países ligadas a esta área de expressão artística.

 

É neste âmbito que a CM de Coimbra leva a cabo mais uma ação que pretende promover a louça de Coimbra, distinguindo a sua importância no contexto do património cultural material e imaterial do concelho e da região.

 

A visita tem início às 10h00, na zona envolvente da Universidade de Coimbra, passa pela Rua Larga e Largo D. Dinis, destacando a sua relevância histórica e cultural. Os participantes descem, depois, ao Largo da Sé Velha, onde haverá lugar a uma visita ao estabelecimento comercial “Carlos Tomás – Cerâmica Artesanal”, que expõe e vende milhares de peças de cerâmica artística, com destaque para a chamada louça de Coimbra e para os pratos “ratinhos”. Dar-se-á, assim, valorização a um tipo de faiança popular concebida com recurso à pintura tradicional, também apelidada de “troca-trapos”, que inclui pratos, alguidares e tigelas, decoradas com peixes, aves, elementos vegetais, lavradores, músicos, pescadores e pastores, entre outros.

 

A visita segue, depois, pelo Quebra-Costas, passando pelas ruas Ferreira Borges, Visconde da Luz e pela Rua da Sofia, artérias que acolhem, no próximo sábado, respetivamente, a iniciativa “A Tecelagem Sai à Rua”, organizada pela Associação Herança do Passado, com o apoio da autarquia, e uma edição extra da “Montra das Artes & Ofícios”, organizada pela CM de Coimbra, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Duas ações que, de resto, evidenciam o investimento da CM de Coimbra na área do artesanato, com o objetivo de incentivar à criação, sobretudo, nas vertentes que têm raízes em Coimbra, como a tecelagem de Almalaguês e a cerâmica (louça de Coimbra).

 

Os visitantes terminarão o périplo pela cidade com uma visita à Cerâmica Antiga de Coimbra, a fábrica artesanal que é considerada a última olaria tradicional de faiança em funcionamento em Portugal, convertida em espaço museológico, de arqueologia industrial e de restauração, localizada no Terreiro da Erva.

 

O espaço integra uma oficina e olaria, que têm por objetivo mostrar os processos e as tecnologias de criação das peças de faiança e permitem uma inter-relação com os artesãos. Possui, ainda, um posto de exposição e venda, que permite o acesso a vasta informação sobre a origem, as várias fases e evoluções da faiança de Coimbra. É na cafetaria de apoio, que dá a ideia de estarmos por dentro de uma grande oficina de cerâmica, que os visitantes terão oportunidade de degustar a doçaria conventual de Coimbra terminando, assim, o seu percurso, numa demonstração do interesse patrimonial e turístico que a cidade oferece, em prol do reforço da identidade cultural e preservação da memória locais.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×