19 Setembro 2024

Coimbra participa na campanha europeia #EUTreeTag de valorização das árvores com 5 exemplares

Coimbra participa na campanha europeia #EUTreeTag de valorização das árvores com 5 exemplares

Começou, hoje, dia 19 de setembro, a campanha #EUTreeTag. Centenas de árvores um pouco por toda a Europa recebem uma TreeTag – uma etiqueta sustentável com informações sobre o seu valor – e Coimbra indicou para esta ação cinco árvores localizadas na Praça Heróis do Ultramar, na Praça do Comércio, na Rua Larga, na Praça do Centro Comercial Girassolum e na Rua Augusto Marque Bom. Às 12h00, a #EUTreeTag teve o início simbólico na Praça Heróis do Ultramar, com a presença do vereador Francisco Queirós, com o pelouro dos Espaços Verdes, bem como dos serviços municipais. A decorrer em mais de 200 locais por toda a Europa, esta campanha pretende chamar a atenção para a importância das árvores, especialmente das árvores de grande porte.

Em Portugal, vão ser etiquetadas 100 árvores distribuídas pelos municípios de Lisboa, Almada, Cascais, Coimbra, Loulé, Vila Real e Santa Maria da Feira. Em Coimbra, foram selecionadas cinco árvores para esta campanha, integradas em jardins ou arruamentos públicos, localizadas na Praça Heróis do Ultramar (Tipuana tipu), na Praça do Comércio (Tilia platyphyllos), na Rua Larga (Tilia tomentosa), na Praça do Centro Comercial Girassolum (Tilia x europea) e na Rua Augusto Marque Bom (Platanus × hispanica).

 

As etiquetas contêm informações sobre os serviços prestados por uma árvore específica: a quantidade de poluição atmosférica que a árvore capta, a quantidade de oxigénio que a árvore fornece ou a quantidade de água da chuva que a árvore retém. Quanto maior for a copa da árvore, maiores serão, naturalmente, os serviços que a árvore presta. A campanha envolve nove organizações de toda a Europa e, em Portugal, é implementada pelo Centro de Ecologia Aplicada “Baeta Neves”, do Instituto Superior de Agronomia.

 

Por exemplo, no que respeita à árvore escolhida para o início da campanha, uma Tipuana localizada na Praça Heróis do Ultramar, durante o período de um ano esta árvore: produz oxigénio suficiente para uma pessoa respirar durante 229 dias; retém 200 litros das águas da chuva o que ajuda a reduzir inundações; limpa o ar ao remover 602,9 g de poluentes; e armazena 194.720 g de CO2, quantidade equivale a 1.786,42 km de utilização de um carro a gasolina.

 

O projeto #EUTreeTag é uma iniciativa de nove organizações líderes no domínio do estudo e promoção do arvoredo em vários países europeus: Países Baixos, Bélgica, Espanha, Portugal, Itália, Polónia, Alemanha, Suíça e Dinamarca. E têm uma missão comum: demonstrar o valor (acrescentado) das árvores e aumentar a sensibilização para a importância das árvores. Com software especial, incluindo o programa i-Tree, quantificam o valor financeiro e social que um exemplar ou um conjunto proporciona ao seu ambiente, fornecendo dados únicos aos decisores políticos e responsáveis pelos espaços verdes para a melhor gestão dos serviços prestados.

 

Qualquer pessoa pode apoiar esta iniciativa, fotografando qualquer uma das árvores etiquetadas e publicando-as nas redes sociais com o hashtag #EUTreeTag. É, também, de esperar, e que as pessoas possam registar outras árvore em www.treetags.eu, para que possam ser integrada em próximas campanhas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×