19 Setembro 2024

A bordo do MetroBus no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

A bordo do MetroBus no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

No âmbito do programa municipal que assinala a Semana Europeia da Mobilidade, decorreu ontem, dia 18, uma visita às obras do SMM. O encontro arrancou às 9h30, na Rua D. João III, junto ao Kiss&Ride do 2º Jardim Escola João de Deus. A proposta contemplou um percurso a pé até à rotunda da Casa Branca e, depois, uma viagem no Metrobus até Sobral de Ceira (Parque de Material e Oficinas) e respetivo regresso. Na visita, esteve presente a vereadora da Mobilidade da CM de Coimbra Ana Bastos, assim como o Conselho de Administração (CA) da Metro Mondego (MM) e vários técnicos da MM, do Município e da Infraestruturas de Portugal.

A iniciativa contou com visita a vários locais de obra, quer no centro da cidade, na Solum, quer em Ceira, onde ficará instalado o PMO, cujas empreitadas se prevê que estejam concluídas no final do ano.

 

Um dos pontos da visita na Solum foi escolhido para mostrar como empreitadas desta dimensão (que envolvem não apenas a infraestrutura do SMM, mas também intervenções nas redes da Águas de Coimbra e Águas do Centro Litoral) podem arrastar-se no tempo por imprevistos no terreno.

 

Na rua General Humberto Delgado, junto à rotunda Artur Paredes, foram encontrados cabos de média tensão não cadastrados que fizeram a obra parar naquele ponto, o que obrigou, inclusive, a ter de se arranjar um gerador de alta potência capaz de alimentar toda a Solum, durante a intervenção, que acabou por durar apenas dois dias.

 

Noutros casos, achados arqueológicos interrompem intervenções, como aconteceu junto à via Central.

 

Segundo o presidente do CA da MM, João Marrana, espera-se que no início de 2025 possa começar a operação experimental do canal do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) entre Serpins e Portagem, não podendo arrancar a operação comercial face a um contencioso num concurso público relacionado com a empreitada das guardas de segurança (necessárias para se poder começar a operação).

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×