17 Setembro 2024

ExpoDesporto #Coimbra cresceu em número de representações e contou com cerca de 18 mil visitantes

ExpoDesporto #Coimbra cresceu em número de representações e contou com cerca de 18 mil visitantes

A 2ª edição da ExpoDesporto #Coimbra, que decorreu no Parque Verde Mondego de 13 a 15 de setembro, contou com a presença de 56 entidades desportivas e com cerca de 18 mil visitantes durante os três dias. O evento, promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que celebra o desporto concelhio e promove hábitos de vida saudável, revelou-se um sucesso, também pelo crescimento dos espaços de prática desportiva e pelo aumento do número de associações representadas. A ExpoDesporto #Coimbra acolheu, ainda, pela primeira vez em Portugal, a Taça do Mundo de Parkour, um evento que prendeu a atenção dos visitantes e atraiu os amantes da modalidade.

A ExpoDesporto foi inaugurada na sexta-feira, dia 13 de setembro, ao final da tarde, pelo presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, pelo vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, e pelo secretário de Estado do Desportos, Pedro Dias. A iniciativa contou, ainda, com a presença do presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, do presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, entre outros. Depois dos discursos inaugurais, houve lugar a um passeio de barco, proporcionado pelo Clube do Mar, e uma visita a todos os stands e espaços de prática desportiva.

 

A grande novidade da 2ª edição da ExpoDesporto foi a realização, pela primeira vez em Portugal, da Taça do Mundo de Parkour, com a presença de 116 atletas em representação de 27 países. Durante três dias, Coimbra testemunhou a destreza, agilidade e determinação dos melhores “traceurs” do mundo, num evento que ficará na história da modalidade no país. Os atletas Paulo Rodrigues, Filipa Almeida e Bernardo Coelho representaram Portugal com grande destreza nas suas provas. Paulo Rodrigues, ginasta da Associação Académica de Coimbra, participou nas semifinais de “speed”, tendo terminado em 12º lugar.

 

No contexto geral, o certame teve a participação de 56 entidades desportivas de Coimbra, que deram a conhecer 30 modalidades, entre elas andebol, atletismo, futebol, badminton, basquetebol, bilhar, boxe, canoagem, corfebol, kempo, ginástica, judo, ornitológica, lutas, golfe, hipismo, remo, rugby, standup paddle, jiu-jitsu, ténis, natação, yoga, xadrez e roller derby. Durante os três dias, foram dinamizadas diversas atividades, nomeadamente caminhadas, trails e aulas abertas, com a participação de mais de 200 participantes nas diferentes atividades. Os espaços de prática para atletas e visitantes como o judo, rugby, futebol, basquetebol, ténis, ginástica, badminton e atletismo estiveram em constante atividade com a apresentação e exibição das modalidades.

 

A apresentação da madrinha da prova da São Silvestre de Coimbra, a campeã da Europa em 2010, Jéssica Augusto, foi um dos momentos altos da ExpoDesporto, uma vez que a atleta anunciou o fim da carreira no passado dia 11 de setembro, referindo que a última prova será a São Silvestre de Coimbra, que tem lugar no próximo dia 14 de dezembro.

 

A parede de escalada, dinamizada pelo Exército Português, foi uma das iniciativas que despertou mais interesse nos visitantes, proporcionando uma experiência única a muitos dos que se aventuraram a escalá-la. Houve participantes de todas as idades, desde os cinco aos 76 anos, a idade de uma senhora que decidiu experimentar, pela primeira vez, a parede de escalada. O simulador do carro do piloto Filipe Albuquerque foi outra das iniciativas de grande sucesso, tendo sido conduzido por cerca de 300 pessoas e pelo próprio Filipe Albuquerque, que viu o seu tempo ser batido por um visitante da feira.

 

O vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, dinamizou momentos de tertúlia bastante participados, sobretudo por atletas das modalidades e pelos pais, com destaque para a presença do piloto Filipe Albuquerque, do nadador Diogo Ribeiro e da judoca Catarina Costa. Os momentos serviram para os campões de Coimbra partilharem histórias e curiosidades, mostrando a todos as adversidades da alta competição.

 

Os momentos do GOLL (Green Olympic Living Lab) e de nutrição com Maria João Campos proporcionaram aos clubes, associações e atletas presentes formação e conhecimento nas áreas do ambiente e sustentabilidade e nutrição e alimentação saudável. Os rastreios à tensão arterial e glicémia, proporcionados pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, também tiveram um papel de destaque como forma de prevenção de doenças e promoção de hábitos de vida saudáveis a todos os visitantes.

 

Destaque, ainda, para a competição de bilhar, promovida pelo Clube de Bilhar de Coimbra, em particular para o Torneio de Comemoração 25 anos – BLACKBALL que contou com a participação de 32 atletas, e para o XIV Torneio Águas Abertas do Rio Mondego – Circuito Nacional, promovido pela Federação Portuguesa de Natação e pela Associação de Natação de Coimbra, o com cerca de 200 atletas. Duas competições que proporcionaram ao público momentos intensos pela luta de medalhas e lugares no pódio.

 

A ExpoDesporto volta daqui a dois anos, para a sua 3ª edição, que se espera ainda maior e mais participada.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Marco Ventura

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×