Situada na Travessa das Canivetas, números 3 e 4, no centro da Baixa de Coimbra, a Casa do Bairro abriu hoje as portas. A criação deste espaço é uma das medidas do projeto @Baixa Coimbra, que recebeu um financiamento de 1,236M€ no âmbito do PRR, tendo sido o terceiro maior aprovado a nível nacional e que está já em fase de implementação. Este espaço será o centro nevrálgico da transformação digital e da modernização do comércio local, um núcleo agregador destinado a unir comerciantes, entidades e tecnologia para revitalizar esta zona histórica da cidade.
A Casa do Bairro assume-se como um espaço físico e virtual onde será coordenada a implementação do projeto @Baixa – Bairro Comercial Digital. Sob a responsabilidade da Gestora do Bairro, Rosa Gonçalves (também apresentada hoje), e com o apoio de 20 Embaixadores de Rua, a Casa do Bairro irá promover a proximidade entre comerciantes e instituições, oferecendo apoio técnico e formação para a transição digital.
Na cerimónia de inauguração, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, destacou o caráter inovador e o impacto positivo desta iniciativa: “hoje é um dia marcante, o culminar de todo um trabalho que trará um salto transformador à Baixa de Coimbra. Este projeto faz parte do nosso compromisso de modernização e revitalização desta zona da cidade, e só terá êxito se todos os comerciantes se envolverem ativamente”. O autarca referiu, ainda, que estão em fase de aquisição dois edifícios na Baixa que permitirão criar um quarteirão de residências de estudantes, sublinhando que esta é “a grande oportunidade da Baixa se transformar definitivamente”.
A Casa do Bairro foi o primeiro espaço do país a ser inaugurado no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, revelou Fábio Fernandes, da DGAE, autoridade de gestão do PRR. “O digital não substituirá o comércio tradicional, mas irá alargar as suas possibilidades numa zona nevrálgica”, afirmou o responsável.
Durante a inauguração, o vice-presidente da CM Coimbra, Francisco Veiga, reforçou a importância do projeto para os comerciantes locais, afirmando que o objetivo é trazer-lhes “empoderamento”, com uma iniciativa criada “a pedido da cidade e que trabalha para a cidade”. “No final, esperamos que a Baixa seja um local completamente diferente”, afirmou.
Já Miguel Fonseca, vereador com o pelouro do Comércio e Indústria, descreveu a Casa do Bairro como o “motor de funcionamento” do projeto, sublinhando o seu papel central na articulação com os comerciantes e parceiros. “Este projeto altera profundamente a relação entre as pessoas e o comércio. A Casa do Bairro será o ponto de partida para a transformação que desejamos para a Baixa de Coimbra, promovendo a inovação e revitalização do tecido comercial”, referiu.
“Estou muito feliz porque a nossa estratégia funcionou. Trabalhámos em equipa e conseguimos chegar até aqui. Este é um grande desafio que envolve interação com as pessoas e acreditamos que as novas tecnologias vão potenciar o comércio local e aproximar os comerciantes”, disse Assunção Ataíde, da APBC. Já Nelson Lopes, da CoimbraMaisFuturo, referiu-se ao projeto como “uma das muitas iniciativas que têm sido feitas na Baixa” e uma “ferramenta muito importante para dar uma nova vida ao coração de Coimbra”, evidenciando o papel fundamental de todos os comerciantes.
Na cerimónia, que contou com a presença de vários Embaixadores de Rua, foi apresentada Rosa Gonçalves, a Gestora do Bairro. “Este é um projeto desafiante, mas estou certa de que, com o empenho de todos, a nossa Baixa vai sair mais rica”, afirmou. Na sessão esteve também Francisco Góis que irá trabalhar ao longo dos próximos meses a comunicação e marketing da Baixa, no âmbito deste projeto.
Entre as várias valências da Casa do Bairro destacam-se o Posto de Transformação Digital (PDT), que irá assegurar a formação e qualificação, bem como o suporte à digitalização do comércio local. O espaço servirá, ainda, de ponto de articulação para a execução do Plano de Ação do Bairro Digital, monitorizando as suas várias dimensões.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila