O cronograma apresentado indica que, até novembro deste ano, vai ser trabalhada a informação recolhida e vão ser promovidas reuniões com diversas entidades, para que o documento possa ser o mais participado possível. O objetivo é que, no final deste ano, seja entregue à Câmara Municipal um diagnóstico desportivo do concelho. A segunda fase arranca em janeiro do próximo ano, depois da validação do diagnóstico, e vai iniciar-se com a discussão pública do plano e a apresentação dos dados. Espera-se que o processo fica concluído em março de 2025, com a apresentação do plano estratégico, depois do desenvolvimento do mapa estratégico, na sequência da validação das linhas estratégicas definidas com os agentes do sistema desportivo e com a Câmara Municipal.
“Este é um trabalho que tem de ser construído por todos e com a participação de todos, é um documento de extrema importância, que vai orientar todas as entidades e agentes envolvidos – desde a Câmara Municipal, às Freguesias e entidades desportivas – na melhoria das estruturas, da prática e da performance desportiva do concelho”, considerou o presidente da Câmara, José Manuel Silva.
“Temos a excelência entre nós”, referiu, por sua vez, o vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, recordando as cerca de 300 associações desportivas em Coimbra. “Esta é, de facto, uma oportunidade única para fomentar a atividade desportiva e este plano estratégico é uma base de trabalho e um ponto de partida, sendo também um documento aberto”, referiu, ainda, Carlos Matias Lopes, salientando a importância do envolvimento de todos os agentes do sistema desportivo na elaboração do documento.
A Câmara Municipal pretende, pois, que o plano estratégico seja amplamente participado, envolvendo agentes desportivos, Freguesias e Uniões de Fregueias, especialistas, técnicos municipais e comunidade em geral, através de entrevistas, inquéritos, reuniões, redes sociais, “focus group” e eventos. Uma participação que arranca já no domingo, dia 15 de setembro, com a disponibilização de questionários online, para as Freguesias e Uniões de Freguesias, clubes e associações desportivas do concelho. Os questionários devem ser respondidos até ao próximo dia 15 de outubro.
O Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Desportivo, encomendado pela Câmara Municipal de Coimbra, está a ser realizado por uma equipa de especialistas, liderada por Dimas Pinto, antigo presidente a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, e composta ainda por Juanma Murua, Bruno Avelar e José Charro.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa