Os SMTUC têm feito um enorme esforço para recrutar profissionais qualificados e assim impedir o agravamento desta realidade. No entanto, concluídos dois processos de recrutamento e estando mais um a decorrer, até agora somente foi possível admitir 8 candidatos.
Desta forma, a proposta em análise propõe uma oferta otimizada face aos meios (humanos e materiais) existentes nos SMTUC e pretende “ser uma solução para atenuar os constrangimentos elencados e que garante o nível de serviço público de transporte de passageiros, para os dias úteis para os períodos escolar e de férias escolares”.
Assim, prevê-se que de 2 a 13 de setembro e entre 18 de dezembro e 3 de janeiro de 2025 (período de férias escolares), vigore oferta equivalente à programação do mês de agosto (com as necessárias adaptações). No período escolar entre 16 de setembro e 17 de dezembro do corrente ano, vigore oferta equivalente à programação para período escolar com a necessária otimização da oferta face aos meios humanos disponíveis para o efeito. Alteração dos horários 52, 52M, 52P e 52T no período da manhã e, por fim a suspensão das linhas 201, 202 e 203 em função da entrada em funcionamento do projeto piloto de Transporte Flexível previsto para Cernache.
Perante a situação vivida pelos SMTUC, é necessário um ajustamento da oferta aos meios disponíveis e que esta seja fiável e adequada às necessidades da população, garantindo que há oferta de transportes públicos para os horários de entrada e saída dos alunos nos estabelecimentos de ensino.