As cinco lojas disponíveis destinam-se a vários ramos de atividade, designadamente, três para diversos não alimentar e duas para pescado congelado e transformado ou diversos alimentar. Das bancas em licitação, 12 são para venda de produtos hortícolas e 11 para comercialização de peixe fresco. De forma a garantir a atração de investidores, os valores base de concessão vão ser mantidos (50€ para as lojas interiores e 25€ para as bancas).
A CM de Coimbra avança, assim, com um novo concurso público para atribuição de locais de venda disponíveis no Mercado Municipal D. Pedro V, tendo em conta que o sucesso dos últimos procedimentos de hasta pública, com a abertura de novas lojas, conjuntamente com o funcionamento das áreas de restauração e lazer, permitiu diversificar a atividade comercial existente, aumentando assim a oferta para os consumidores. Um objetivo que se enquadra na estratégia do executivo municipal de transformar o Mercado Municipal num espaço de referência de animação cultural e social da cidade.
De referir que, desde a entrada em funções do atual Executivo, esta será a sexta hasta pública de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V. Na primeira, em março de 2022, foram concessionados 21 espaços (12 lojas e 9 bancas), na segunda, em novembro de 2022, outros 11 (9 lojas e duas bancas), na terceira, em abril de 2023, 15 (13 lojas e duas bancas), na quarta, em novembro de 2023, oito lojas, na quinta, em abril deste ano, 11 (cinco lojas e seis bancas).
Na hasta pública, cada pessoa singular ou coletiva pode arrematar até ao máximo de duas concessões de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V, contando para esse efeito as concessões que já detenham no mesmo espaço.
O ato público para a licitação das 28 concessões vai realizar-se no próximo dia 11 de setembro, a partir das 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.