Ontem foi dia de festa nas Piscinas Municipais Rui Abreu. A Câmara Municipal assinalou os 20 anos de existência do equipamento desportivo, com bolo de aniversário e “parabéns a você”. Uma festa que contou com a participação do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, de Luís Correia, de várias entidades desportivas utilizadoras da infraestrutura, nomeadamente, Clube Académico do Mondego, União Clube Eirense, Associação dos Amigos de Natação para Bebés, e o primeiro utente, Artur Vieira Miranda.
As Piscinas Municipais Rui Abreu têm atualmente cerca de 1500 utilizadores regulares, com uma média de 300 utilizadores diários. Neste equipamento, é possível frequentar aulas de adaptação ao meio-aquática, natação, hidroginástica, hidrodeep e natação em regime livre.
Rui Abreu, que dá nome às Piscinas Municipais, nasceu em Moçambique e veio morar para Coimbra em 1975. O nadador participou em 1976 nos Jogos Olímpicos de Montreal e, um ano depois, recebeu a Medalha Olímpica Nobre Guedes, atribuída anualmente pelo Comité Olímpico de Portugal. Voltou ao Jogos Olímpicos em 1980 e, no ano seguinte, emigrou para os E.U.A. onde prosseguiu os estudos e a prática da natação na Universidade de Cleveland. A sua carreira ficou marcada por alguns sucessos relevantes: foi recordista nacional absoluto dos 100m livres, dos 100m e 200m costas, dos 200m estilos e das estafetas de 400m livres e 4 x 100m estilos. O nadador foi campeão nacional, recordista regional e nacional e, ainda, nadador olímpico em 1976 e 1980.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa