5 Setembro 2024

Requalificação do Largo de Mosteiro de Celas vai devolver o espaço às pessoas

Requalificação do Largo de Mosteiro de Celas vai devolver o espaço às pessoas

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, a vereadora do Espaço Público, Ana Bastos, e o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro visitaram hoje, dia 5 de setembro, o local onde vai decorrer a obra de requalificação do Largo do Mosteiro de Celas, que foi consignada por 71.020 euros à empresa Coimbraferrus – Construção Civil, Obras Públicas e Transportes, Lda, com um prazo de execução de 120 dias, estando previsto o início dos trabalhos para o próximo dia 16 de setembro. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Espaço Público e vai ser executado pela Junta de Freguesia. O futuro largo vai ser devolvido às pessoas, só sendo permitido o acesso viário em horários pré-definidos para cargas e descargas, e a Rua Manso Preto vai ganhar esplanadas.

O projeto de requalificação do Largo surge por iniciativa da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e na sequência da requalificação do prolongamento da Rua do Manso Preto, concluída no ano passado, que melhorou as condições de acessibilidade no percurso entre o Largo do Mosteiro de Celas e o estacionamento junto à antiga entrada para o Hospital Pediátrico.

 

A proposta da Junta de Freguesia passa por vedar ao trânsito a Rua do Manso Preto e requalificar toda esta zona, de modo a permitir realizar feiras temáticas pontuais no Largo do Mosteiro. Vai ser criada uma zona de esplanadas e revisto o sistema de iluminação, vão ser reabilitadas as escadas da rua da Barbeira e colocado um corrimão na rampa entre muros, para além de uma intervenção no pavimento em calhau rolado. Para vedar o acesso automóvel, serão reorganizados os pinos na entrada da Rua do Manso Preto, junto à Rua Bernardo de Albuquerque, e colocadas lajetas de mármore, de forma a identificar um espaço potencialmente utilizado pelas esplanadas na Rua do Manso Preto.

 

A reformulação da iluminação pública contempla a substituição das atuais cinco lanternas, mantendo-se os braços de suporte. As luminárias existentes, clássicas hexagonais com lâmpadas de vapor de sódio, vão ser substituídas por modelos de design clássico de iluminação LED. Para além da substituição das cinco lanternas, será ainda colocada uma outra, em coluna troncocónica de ferro fundido preto de quatro metros de altura, junto ao muro à direita do mosteiro. As caldeiras das três árvores existentes vão ser alargadas, utilizando as mesmas pedras e a mesma forma, mas acrescentando uma pedra central a cada lado dos hexágonos.

 

As escadas da rua da Barbeira vão ser, também, requalificadas, com granito, por se tratar de um material de características antiderrapantes. Um patamar servirá de acesso a uma soleira existente e vai ser instalado um corrimão central e um corrimão/guarda superior em perfis de aço maciço pintado a preto.

 

Em complemento da obra de ligação do Largo do Mosteiro ao estacionamento inferior, concluída em 2023, vai pintar-se o muro do mosteiro de branco e dotar a rampa de um corrimão lateral pata auxiliar o percurso a pessoas com mobilidade reduzida.

 

Por fim, o pavimento de seixo vai ser levantado e recolocado e fazer-se a conservação de toda a superfície, através da limpeza e utilização de saibro com traço de cimento para o refechamento de juntas.

 

Recorda-se que nas imediações há duas zonas de estacionamento, na rua das Parreiras e na envolvência ao antigo Hospital Pediátrico.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×