A ponte pedonal Pedro e Inês tem sido alvo de sucessivos atos de vandalismo, que se traduzem na destruição de vários vidros laminados que compõem a guarda da estrutura. A Câmara Municipal de Coimbra lamenta e repudia veemente estes atos de vandalismo e desde sempre tomou as diligências necessárias para reportar o caso às autoridades competentes e para repor as peças vandalizadas.
A substituição dos últimos vidros danificados teve início no passado dia 14 de agosto e ficou hoje concluída. A autarquia substituiu 120 vidros da referida ponte, numa intervenção que teve um custo superior a 57 mil euros.
A Câmara Municipal tem realizado várias substituições dos vidros da Ponte Pedro e Inês ao longos dos anos. A autarquia gastou, desde 2016, um total de 77.850,17 euros com essas substituições.
Recentemente, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, deu a conhecer que foi feito um pedido pela autarquia ao Ministério da Administração Interna para a colocação de câmaras de videovigilância, de forma a prevenir o vandalismo nesta icónica infraestrutura da cidade.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano e Nuno Ávila