20 Agosto 2024

CM de Coimbra vai apoiar programação do JACC com protocolo trienal no valor de 225 mil euros

CM de Coimbra vai apoiar programação do JACC com protocolo trienal no valor de 225 mil euros

O Executivo municipal aprovou, na reunião de Câmara de dia 19 de agosto, uma proposta de comparticipação financeira de 225 mil euros (75 mil por ano) para a atividade de criação artística do Jazz ao Centro Clube (JACC), no âmbito do Aviso de Aberta de Candidaturas de 2024 a 2026, para apoio à atividade permanente de entidades com gestão de equipamentos culturais municipais, neste caso o Salão Brazil. A outra vertente deste contrato, o apoio à gestão do Salão Brazil, está a ser trabalhada por uma equipa municipal multidisciplinar e, em breve, a proposta será apreciada em reunião de Câmara.

Em 2024, bem como em 2025 e 2026, o JACC vai receber 75 mil euros para apoio ao desenvolvimento da atividade permanente, totalizando 225 mil euros.

 

Segundo a informação municipal, o Jazz ao Centro Clube assume um papel agregador, tanto no contexto da promoção e da valorização dos recursos endógenos do território da região Centro – através de projetos como o X Jazz – Ciclo das Aldeias do Xisto (concebido e desenvolvido em parceria com a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto) e das parcerias estratégicas com vários municípios da Comunidade Intermunicipal de Coimbra; como no contexto das freguesias não urbanas de Coimbra, através do projeto Fora dos Eixos. No âmbito desta ação, em 2024, o programa decorre no quadrante norte do concelho, coorganizado em parceria com as Uniões de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Eiras e São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela, Souselas e Botão e a Junta de Freguesia de Brasfemes.

 

Na área da edição, destaca-se a editora JACC Records, que tem vindo a seguir uma estratégia que beneficia projetos artísticos relevantes, dos jovens músicos aos músicos com carreiras consolidadas, e a revista online Jazz.pt, única publicação do género em Portugal dedicada ao jazz e à música improvisada.

 

No contexto dos Festivais que organiza, destacam-se o “Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra” e o “Dar a Ouvir – Paisagens Sonoras da Cidade”, ambos coorganizações com a Câmara Municipal de Coimbra, iniciativas que integram a programação de continuidade do equipamento cultural municipal Convento São Francisco, dando prossecução à atração de diversas comunidades de públicos, fidelizando-os, e enriquecendo o projeto cultural do Município.

 

A mediação de públicos, o desenvolvimento de audiências e o envolvimento comunitário estão também presentes no âmbito do Serviço Educativo do JACC (surgido em 2015) que marca, de forma assinalável, a programação da entidade e o contexto cultural da cidade de Coimbra.  Inscreve-se neste âmbito o projeto CASA COMUM, que promove um conjunto de iniciativas que ligam práticas artísticas, cidadania e desenvolvimento sustentável, em prol da participação e do envolvimento comunitário numa perspetiva colaborativa.

 

Recentemente, a 21 de junho, o Jazz ao Centro Clube foi a primeira organização cultural a assinar, com o Plano Nacional das Artes, o protocolo de adesão ao CISOC – Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais.

 

Tal como revela a informação da Divisão de Cultura, nos próximos anos, o JACC vai continuar a tentar reforçar as suas parcerias internacionais (bem patentes no Festival MATE, cofinanciado pelo Programa Europa Criativa), dando novos horizontes à sua atividade. “É em prol do interesse público municipal que a atividade do JACC tem vindo, desde sempre, a manifestar-se”, pode ler-se no mesmo documento. “O JACC deverá continuar o seu trabalho, incorporando iniciativas, quer nos limites geográficos concelhios, quer noutros pontos da região Centro e do país, como forma de prestigiar a cidade e o concelho e a cultura, beneficiando, simultaneamente, a rede de equipamentos culturais municipais, no caso, o Salão Brazil”, acrescenta.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×