7 Agosto 2024

Novo pontão de amarração de veleiros nas Docas já recebeu os primeiros barcos

Novo pontão de amarração de veleiros nas Docas já recebeu os primeiros barcos

Após meses de trabalho, envolvendo a Câmara Municipal de Coimbra, a Agência Português da Ambiente (APA) e o Clube do Mar de Coimbra, o novo pontão de amarração de veleiros, situado nas Docas, na margem direita do Parque Verde de Mondego, recebeu, ontem, os primeiros barcos. O evento, um “mach racing” de cruzeiros Bénèteau First 18, foi organizado pelo Clube do Mar de Coimbra – Associação para o Desenvolvimento da Vela, que é também o promotor do novo pontão sazonal de amarração.

O Pontão de Amarração, nas Docas, é agora uma realidade e vai funcionar em regime sazonal (de abril a outubro), depois de ter merecido pareceres positivos das entidades competentes.

 

De acordo com o parecer da APA, o uso do embarcadouro é apenas para a promoção da vela em veleiro promovida pelo Clube do Mar de Coimbra e outras atividades de vela promovidas pelo clube e “em situação alguma para uso particular sob pena da caducidade do presente parecer e cessação da futura licença a emitir.”

 

No mesmo parecer sublinha-se que poderá, eventualmente, surgir a necessidade de retirada do ancoradouro e/ou embarcações nas datas das provas náuticas de maior dimensão, o que terá de ser articulado. Futuramente, em perspetiva, está a construção da Marina Carbono Zero, de modo a potenciar as atividades náuticas em Coimbra.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Filipa Ventura e Inês Figueiredo

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×