A próxima edição da Feira de Artesanato Urbano vai realizar-se no Largo da Sé Velha, numa altura em que a Praça do Comércio acolhe o primeiro dia da XXXVII Feira das Cebolas (que decorre até 17 de agosto). Assim, no próximo sábado, das 9h00 às 19h00, são esperados 21 expositores de Coimbra, mas também de outros concelhos da região, que apresentam produtos de índole diversa, concebidos com recurso a técnicas e materiais variados que resultam, maioritariamente, em peças utilitárias e decorativas. A título de exemplo, acessórios em cabedal, cortiça e feltro, tecelagem de Almalaguês, louça de Coimbra, adereços de moda em tecido e outros materiais, como carteiras e bolsas multiusos, bijuteria em pedras e aço ou peças utilitárias e decorativas feitas em madeira e cortiça, com design contemporâneo.
No respeitante à animação paralela que a programação das Feiras de Artesanato Urbano tem vindo a integrar, no intuito de o Município envolver as associações do concelho em ações de animação urbana por si promovidas, desta vez, o evento integra um momento musical, às 11h00, protagonizado pelo Grupo de Concertinistas “Vamos a Elas”, associação constituída em 2018, sedeada em Almalaguês.
Este segmento de programação municipal, que promove os produtos artesanais de cariz urbano, realiza-se mensalmente, até ao mês de dezembro, de forma a incentivar a população local a práticas regulares de lazer e de socialização e, simultaneamente, de fomentar uma mais vincada dinâmica do património inscrito no Centro Histórico e atraindo, simultaneamente, turistas à Alta da cidade.
As próximas edições do evento estão agendadas para os dias 14 de setembro, 12 de outubro e 9 de novembro (Praça do Comércio) e 14 de dezembro (Largo da Sé Velha).