9 Julho 2024

Procissões da Rainha Santa | Condicionamentos de trânsito e alterações aos SMTUC

Procissões da Rainha Santa | Condicionamentos de trânsito e alterações aos SMTUC

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra informa que, devido à realização das procissões em honra da Rainha Santa Isabel, que vão decorrer nos dias 11 (Procissão de Penitência) e 14 de julho (Procissão Solene), vão existir cortes e condicionamentos de trânsito e de estacionamento, bem como alterações aos percursos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e restrições à ocupação do espaço público e venda ambulante de 11 a 14 de julho.

Na quinta-feira, dia 11, para a Procissão de Penitência, é necessário cortar o trânsito, entre as 16h30 de dia 11 e a 1h00 do dia 12, na Calçada Santa Isabel, Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, Rossio de Santa Clara, Avenida da Guarda Inglesa (entre o Rossio de Santa Clara e a Rua Luís António Verney), Rua Feitoria dos Linhos, Rua António Augusto Gonçalves (exceto moradores), Avenida João das Regras, Avenida Inês de Castro, Avenida de Conimbriga (entre a Rua António Luís Verney e a Avenida João das Regras), Ponte de Santa Clara, Largo da Portagem, Avenida Emídio Navarro, Rua Olivença, Rua da Sota, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz e Rua Couraça da Estrela (no troço entre o entroncamento da Rua da Alegria e o Largo da Portagem ) e, ainda, na Rua da Sofia e Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (entre a Rua João de Ruão e a Manutenção Militar).

 

 

O estacionamento vai estar limitado, entre as 0h00 do dia 10 e a 1h00 do dia 12, sendo proibido estacionar na Calçada de Santa Isabel (em toda a sua extensão), Avenida João das Regras e Avenida Emídio Navarro, mais concretamente entre a Rua Olivença e a Estação Nova Coimbra A.

 

Já para a Procissão Solene de dia 14, os cortes de trânsito vão aplicar-se, entre as 14h30 e as 21h00 do dia 14 de julho, na Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Rua Couraça da Estrela (no troço entre o entroncamento com a Rua da Alegria e o Largo da Portagem), Avenida Emídio Navarro (entre a Estação Nova Coimbra A e a rotunda com a Rua Olivença, exceto transportes públicos até ao cruzamento da Avenida Emídio Navarro com a Rua da Sota), Rua Olivença, Largo da Portagem, Ponte de Santa Clara, Avenida João das Regras, Avenida Inês de Castro, Rua António Augusto Gonçalves (exceto moradores), Rua Feitoria dos Linhos, Avenida da Guarda Inglesa (entre o Rossio de Santa Clara e a Rua Luís António Verney), Avenida de Conimbriga (entre a Rua Luís António Verney e a Avenida João das Regras), Rossio de Santa Clara, Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, Rua Mendes dos Remédios, Calçada Santa Isabel e, ainda, Rua da Sofia e Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (trajeto da Rua João de Ruão até à Manutenção Militar).

 

 

O estacionamento vai ser proibido, entre as 00h00 do dia 13 e as 21h00 do dia 14 de julho, na Calçada Santa Isabel (em toda a sua extensão), Rua Mendes dos Remédios, Avenida João das Regras, Avenida Emídio Navarro a Estação Nova Coimbra A).

 

Alterações à rede de transportes dos SMTUC

 

Devido à realização da Procissão de Penitência e da Procissão Solene, os percursos de algumas linhas dos SMTUC também vão sofrer alterações.

 

Procissão de Penitência | 11 de julho

 

Linhas n.º 2T, 25, 25T, 30, 30T, 50, 50T e 51 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia estas linhas terminam no Arnado.

Linha n.º 4 e 103 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre a Manutenção e o Palácio da Justiça, pela rua da Saragoça e rua de Aveiro, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.

Linha n.º 5 e 5T – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre a Manutenção e o Palácio da Justiça, pela rua da Saragoça e rua de Aveiro, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.

Linhas n.º 6 e 6F – Após o encerramento do trânsito na zona de Santa Clara, efetuam o percurso alternativo entre a rotunda do Lagar (Santa Clara) e o Palácio da Justiça, pelo Planalto de Santa Clara, rotunda da Guarda Inglesa, ponte Açude e av. Fernão Magalhães, onde retoma o seu percurso. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, efetuam o seu percurso entre a Manutenção e o Palácio da Justiça, pela rua de Aveiro e rua de Saragoça, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.

Linhas n.º 7 e 7T – Com o impedimento da circulação na Portagem, invertem o sentido no Palácio da Justiça, circulando entre o Palácio da Justiça, Tovim e Ínsua dos Bentos como Linha n.º 7, e entre a Ínsua dos Bentos, Tovim e Palácio como Linha n.º 7T. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, circulam apenas entre a Manutenção e Ínsua dos Bentos, efetuando inversão de marcha nesses locais.

Linha n.º 9F – Com o encerramento ao transito na zona da Portagem, invertem o sentido na Ínsua dos Bentos, onde iniciam as viagens seguintes.

Linha n.º 10 – Com o encerramento ao trânsito na rua da Sofia, regressa pela rua do Brasil até à Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.

Linha 10A – Após o encerramento ao trânsito na zona da Portagem, as viagens têm início na paragem da Ínsua dos Bentos, sendo que, no regresso dos Carvalhais, utilizam a ponte Rainha Santa Isabel.

Linha n.º 13 – Após a interrupção de trânsito em Santa Clara, inverte a marcha na Portagem, seguindo para Valongo, via av. Fernão Magalhães, Ponte Açude, Rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e Rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso habitual.

Linhas n.º 14 e 14T – Com o impedimento da circulação em Santa Clara, a Linha n.º 14 e a Linha n.º 14T, no regresso e na ida para S. Martinho, respetivamente, efetuam percurso alternativo por ponte Açude, av. Fernão Magalhães e Estação Nova.

Linha n.º 18 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, a partir da rotunda das Lages, circulam pela av. Inês de Castro, em direção à Portagem. Caso esta via esteja interrompida ao trânsito, efetuam percurso via ponte Rainha Santa, até à Ínsua dos Bentos, onde invertem a marcha.

Linha n.º 19T – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia, inverte o sentido no Arnado/Palácio da Justiça e efetua um percurso alternativo pela rua de Aveiro, rua da Saragoça e Manutenção, onde retoma o percurso habitual.

Linha n.º 20 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, a partir da rotunda do Lagar, efetuam circulação pelo Planalto de Santa Clara, rotunda da Guarda Inglesa, ponte Açude, av. Fernão Magalhães e Estação Nova.

Linha n.º 21 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, efetuam circulação pela av. Fernão de Magalhães e ponte Açude.

Linha n.º 22 – Com o encerramento da Portagem ao trânsito, invertem o sentido na Estação Nova.

Linha n.º 23C – Após o encerramento ao trânsito na ponte de Santa Clara, a partir da rotunda das Lages, efetua circulação pela ponte Rainha Santa até à Portagem. Com o encerramento ao trânsito na Portagem, efetua o mesmo percurso alternativo, mas inverte na Ínsua dos Bentos.

Linhas n.º 24 e 24T – Com o encerramento do trânsito na Portagem, invertem o sentido no Palácio da Justiça, circulando entre o Palácio, Bairro Norton de Matos e Ínsua dos Bentos como Linha n.º 24 e entre a Ínsua dos Bentos, Bairro Norton de Matos e Palácio como Linha n.º 24T. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, circulam apenas entre a Manutenção e Ínsua dos Bentos.

Linha n.º 27 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia, efetua percurso alternativo entre o Arnado e os HUC (Praça Mota Pinto), pela av. Fernão de Magalhães, Casa do Sal e Circular Interna até aos HUC. No sentido inverso, a partir da Manutenção, efetua percurso alternativo pela rua de Saragoça e rua de Aveiro, servindo a paragem do Palácio da Justiça e seguindo para o Bairro do Ingote.

Linha n.º 28 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre a Manutenção e o Arnado, pela rua de Saragoça e rua de Aveiro, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.

Linha n.º 29 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre o Arnado e a Manutenção, pela rua de Aveiro e rua da Saragoça, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.

Linha n.º 31 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, inverte a o sentido na Estação Nova, seguindo para a Cruz dos Morouços através da av. Fernão de Magalhães, ponte Açude, rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso. O regresso da Cruz dos Morouços será efetuado pelo mesmo percurso.

Linha n.º 32 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, efetuam circulação pela av. Fernão de Magalhães e Ponte Açude.

Linha n.º 33 – Após o encerramento ao trânsito na Portagem, faz inversão na Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.

Linha n.º 36 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre a Manutenção e o Arnado, pela rua de Aveiro e rua de Saragoça, servindo as paragens do Palácio da Justiça.

Linha n.º 38 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, efetua circulação pela av. Fernão Magalhães e Ponte Açude, regressando pelo mesmo percurso. Com o encerramento da zona da Portagem esta linha fica suprimida.

Linhas n.º 41 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, faz o percurso alternativo a partir da rua Coelho da Rocha até à Portagem, via ponte Açude e av. Fernão de Magalhães. Com o encerramento da zona da Portagem esta linha fica suprimida.

Linhas n.º 43 – Após o encerramento ao trânsito na Portagem, efetua percurso alternativo na ida e no regresso para Almalaguês pela ponte Rainha Santa, efetuando inversão de marcha na Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.

Linhas n.º 44 e 45 – Após o encerramento ao trânsito na Portagem, faz inversão na Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.

Linha n.º 48 – Com o impedimento da circulação em Santa Clara efetua percurso alternativo na ida e no regresso para Assafarge, a partir da rotunda da Guarda Inglesa, por ponte Açude, av. Fernão de Magalhães e Estação Nova, em ambos os sentidos.

Linha n.º 49T – Com o impedimento da circulação em Santa Clara efetua percurso alternativo na ida e no regresso para Cernache, a partir da rotunda Baden Powell, pela rotunda do Lagar, Planalto de Santa Clara, ponte Açude, av. Fernão de Magalhães e Estação Nova, em ambos os sentidos.

Linha Botânico – Com o impedimento da circulação na ponte de Santa Clara esta linha será suspensa.

 

As carreiras retomam o habitual percurso progressivamente, de acordo com as condições de circulação, sendo efetuados os reforços considerados necessários, no final da procissão.

 

Procissão Solene | 14 de julho

 

Linhas n.º 2T, 25, 27, 30F, 50, 50T – Efetuam o seu ponto de horário junto ao Edifício Coimbra, enquanto a R. da Sofia estiver interrompida ao trânsito;

Linhas n.º 4 e 103 – Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, efetuam percurso alternativo entre a Estação Nova e S. António dos Olivais pela rua de Aveiro e rua da Saragoça;

Linhas n.º 5F e 5T – Enquanto se mantiver o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, efetuam um percurso alternativo, entre a Pedrulha e a Portagem/Vale das Flores pela rua de Aveiro e rua da Saragoça, retomando o seu percurso a partir da Manutenção/av. Sá da Bandeira, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos. Com o impedimento de circulação na Portagem, invertem o sentido na Ínsua dos Bentos;

Linhas n.º 6 e 6F – Enquanto se mantiver o encerramento na Rua da Sofia, faz o percurso alternativo entre a Manutenção e o Palácio da Justiça pela Rua de Aveiro e Rua de Saragoça.

Enquanto se mantiver o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, efetua um percurso alternativo entre a rotunda do Lagar e o Palácio da Justiça, pelo Planalto de Santa Clara, ponte Açude e avenida Fernão Magalhães. Estes percursos alternativos são efetuados nos dois sentidos;

Linhas n.º 7 e 7T – Enquanto se mantiver o encerramento da Rua da Sofia ao trânsito, efetuam um percurso alternativo entre o Palácio da Justiça e a Manutenção pela rua de Aveiro e rua da Saragoça. Com o impedimento de circulação na Portagem, invertem o sentido na Ínsua dos Bentos, circulando alternadamente em cada sentido;

Linha n.º 9F – Com o encerramento ao trânsito da zona da Portagem inverte a sua marcha na Ínsua dos Bentos;

Linha n.º 10 – Na saída do Hospital Sobral Cid, a partir das 15h10, efetua um percurso alternativo, a partir da rua General Humberto Delgado, por S. José e rua do Brasil, com inversão de marcha no Palácio da Justiça. Com o impedimento da circulação na Portagem, inverte o sentido na Ínsua dos Bentos;

Linha n.º 13 – Enquanto se mantiver o encerramento da zona da Portagem, inverte a marcha na Estação Nova, efetuando o percurso alternativo pela avenida Fernão de Magalhães, ponte Açude, rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso habitual;

Linha n.º 14T – Enquanto se mantiver o encerramento da zona da Portagem, inverte a marcha na Estação Nova, efetuando o percurso alternativo pela avenida Fernão de Magalhães, ponte Açude, rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso habitual;

Linha n.º 18F e 23F – Enquanto se mantiver o encerramento da zona da Portagem, inverte a marcha na Ínsua dos Bentos, efetuando o percurso alternativo pela av. da Lousã e ponte Rainha Santa Isabel;

Linha n.º 19T – Enquanto se mantiver o encerramento na rua da Sofia, efetua um percurso alternativo pela rua de Aveiro e rua da Saragoça, retomando o seu percurso habitual a partir da Manutenção;

Linha n.º 20 – Após o encerramento ao trânsito da zona da Portagem e Ponte de Santa Clara, efetua percurso alternativo, a partir da rotunda do Lagar, pelo Planalto de Santa Clara, rotunda da Guarda Inglesa, ponte Açude, avenida Fernão Magalhães e Estação Nova;

Linha n.º 21A – Enquanto se mantiver o encerramento da zona da Portagem, inverte a marcha na Estação Nova, efetuando o percurso alternativo pela avenida Fernão de Magalhães, ponte Açude, rotunda da Guarda Inglesa, retomando o seu percurso habitual;

Linha n.º 22F – Após o encerramento ao trânsito da Portagem, as viagens com partida da Escola Inês Castro, a partir da rotunda do Lagar, efetuam percurso alternativo pelo Planalto de Santa Clara, ponte Açude e avenida Fernão de Magalhães. As viagens têm início à Estação Nova;

Linhas n.º 24 e 24T – Enquanto se mantiver o encerramento da Rua da Sofia ao trânsito, efetua um percurso alternativo entre a Manutenção/avenida Sá da Bandeira e o Palácio da Justiça pela rua de Saragoça e rua de Aveiro. Com o encerramento da Portagem ao trânsito, invertem o sentido no Palácio da Justiça, circulando entre o Palácio, Bairro Norton de Matos e Ínsua dos Bentos como Linha n.º 24 e entre a Ínsua dos Bentos, Bairro Norton de Matos e Palácio como Linha n.º 24T. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, circulam apenas entre a Manutenção e Ínsua dos Bentos;

Linha n.º 27 – Enquanto se mantiver o encerramento da rua da Sofia, efetua percurso alternativo entre o Arnado e os HUC (Praça Mota Pinto), pela Rua Fernão de Magalhães, Rotunda da Casa do Sal e Circular Interna, servindo a paragem da Praça Mota Pinto, onde retoma o seu percurso habitual;

Linha n.º 29 – Enquanto se mantiver o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, na deslocação para os HUC, efetua percurso alternativo pela avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, rua de Aveiro e rua de Saragoça. No regresso dos HUC, não efetua deslocação ao cemitério da Conchada;

Linha n.º 31 – Enquanto se mantiver o encerramento da zona da Portagem, inverte a marcha na Estação Nova, seguindo para Cruz dos Morouços pela avenida Fernão de Magalhães, ponte Açude, rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso. O regresso da Cruz dos Morouços será efetuado pelo mesmo percurso;

Linha n.º 32 – A viagem com início na Beira Rio, às 17h25, inicia na Estação Nova e efetua percurso pela avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal e ponte Açude:

Linha n.º 36F – Enquanto se mantiver o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, efetua percurso alternativo entre o Arnado e a Manutenção, pela rua de Aveiro e rua de Saragoça. Efetua a passagem pelo Bairro do Ingote nos dois sentidos.;

Linha n.º 38F – Com o encerramento da zona da Portagem esta linha fica suspensa., sendo gradualmente reposta com o levantamento das restrições.

Linha n.º 43 – Enquanto se mantiver o encerramento da zona da Portagem, inverte a marcha na Ínsua dos Bentos, seguindo para Almalaguês pela ponte Rainha Santa Isabel;

Linha n.º 47F – Com o impedimento da circulação em Santa Clara efetua percurso alternativo na ida e no regresso para Assafarge, a partir da rotunda da Guarda Inglesa, por ponte Açude, avenida Fernão de Magalhães e Estação Nova, em ambos os sentidos;

Linha n.º 49T – Enquanto se mantiver o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, efetua percurso alternativo na ida e no regresso para Cernache, a partir da rotunda Baden Powell, pela Rua Mendes dos Remédios, Rua Rui Braga Carrington da Costa, rotunda do Lagar, Planalto de Santa Clara, ponte Açude, avenida Fernão de Magalhães e Estação Nova,

Linha Botânico – Com o impedimento da circulação na ponte de Santa Clara esta linha será suspensa.

 

As carreiras retomam o habitual percurso progressivamente, de acordo com as condições de circulação, sendo efetuados os reforços considerados necessários, no final da procissão.

 

Ocupação do espaço público, esplanadas e outro mobiliário, exercício da atividade de venda ambulante e restauração e de bebidas de carater não sedentário

 

No âmbito das medidas municipais para a realização das procissões de homenagem à Rainha Santa Isabel, e à semelhança de anos anteriores, é ainda determinado um conjunto de regras para a ocupação de espaço público e restrições ao exercício da atividade de venda ambulante e restauração e de bebidas de caráter não sedentário.

 

Assim, no que diz respeito à Procissão de Penitência, é proibida a ocupação do espaço público, com esplanadas e qualquer outro equipamento de apoio aos estabelecimentos, entre as 16h30 do dia 11 de julho e as 1h00 do dia 12 de julho, bem como é proibido o exercício da atividade de venda ambulante e de restauração ou bebidas não sedentárias, incluindo a venda ambulante de balões, castanhas, pipocas, algodão doce e atividades similares, bem como de artigos produzidos por artistas, entre as 10h00 do dia 11 de julho e as 1h00 do dia 12 de julho, em todo o circuito da procissão e vias próximas. Os locais abrangidos serão a Calçada Santa Isabel, Rua Mendes dos Remédios, Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, Rossio de Santa Clara, Av. da Guarda Inglesa (entre o Rossio de Santa Clara e a Rua Luís António Verney), Rua Feitoria dos Linhos, Rua António Augusto Gonçalves, Av. João das Regras, Avenida Inês de Castro, Avenida de Conimbriga (entre a Rua Luís António Verney e a Avenida João das Regras), Ponte de Santa Clara, Largo da Portagem, Avenida Emídio Navarro, Rua Olivença, Rua da Alegria, Rua Couraça da Estrela (no troço entre o entroncamento com a Rua da Alegria e o Largo da Portagem), Rua da Sota, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Rua da Sofia (entre a Praça 8 de Maio e o entroncamento com a Rua João de Ruão) e Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes.

 

Já para a Procissão Solene, é proibida a ocupação do espaço público, com esplanadas e qualquer outro equipamento de apoio aos estabelecimentos entre as 14h00 e as 21h00 do dia 14 de julho, e proibição do exercício da atividade de venda ambulante e de restauração ou bebidas não sedentárias, incluindo a venda ambulante de balões, castanhas, pipocas, algodão doce e atividades similares, bem como de artigos produzidos por artistas, entre as 10h00 e as 21h00 do dia 14 de julho, em todo o circuito da procissão e vias próximas. Serão abrangida, designadamente, a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Rua da Sofia (entre a Praça 8 de Maio e a Rua João de Ruão), Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Largo da Portagem, Rua da Sota, Rua Couraça da Estrela (no troço entre o entroncamento com a Rua da Alegria e o Largo da Portagem), Rua da Alegria, Rua Olivença, Avenida Emidio Navarro, Ponte de Santa Clara, Avenida João das Regras, Avenida Inês de Castro, Rua António Augusto Gonçalves, Rua Feitoria dos Linhos, Avenida da Guarda Inglesa (entre o Rossio de Santa Clara e a Rua Luís António Verney), Avenida de Conimbriga (entre a Rua Luís António Verney e a Avenida João das Regras), Rossio de Santa Clara, Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, Rua Mendes dos Remédios e Calçada Santa Isabel.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×