8 Julho 2024

CM de Coimbra promove obras de manutenção na Escola Básica de Ribeira de Frades no valor de 140 mil euros

CM de Coimbra promove obras de manutenção na Escola Básica de Ribeira de Frades no valor de 140 mil euros

As obras de manutenção da Escola Básica de Ribeira de Frades foram hoje, dia 8 de julho, consignadas, com a presença da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz. A empreitada foi adjudicada, a 2 de maio deste ano, por 139.769,94 euros, à empresa FachaImper, Lda, com o prazo de execução de 150 dias. No decurso das obras vai haver necessidade de mudanças provisórias (para o Jardim de Infância de Casais e para a Escola Básica de Taveiro), que foram acauteladas entre equipas técnicas do Município, Agrupamento de Escolas, pais e encarregados de educação.

A empreitada vai dar resposta à falta de manutenção dos últimos anos, designadamente às anomalias detetadas, como falta de ventilação da cobertura, deficiente encaixe de telhas e telhas partidas que resultaram em infiltrações. Já, por questões de segurança, e porque a rede existente já não oferece garantias em termos de vedação por estar muito deteriorada, esta vai ser substituída por rede em painéis de rede electrosoldada.

 

Recorde-se que a EB de Ribeira de Frades, localizada na Rua Pedro Rodrigues dos Santos, é uma escola do tipo plano centenário, constituída por rés-do-chão e 1º andar, que incluí quatro salas de aulas do ensino básico com 84 alunos. Anexo ao edifício, funciona uma sala do pré-escolar com 25 crianças, instalações sanitárias, refeitório, copa e arrumos. No passado, esta escola foi alvo de uma intervenção de beneficiação exterior, que teve como principal objetivo melhoramentos nas fachadas, nos muros e limpeza da cobertura dos edifícios que, embora se encontrem em razoável estado de conservação, apresentavam alguma deterioração, consequência natural do envelhecimento e do uso/desgaste associado a este tipo de equipamentos.

 

A intervenção vai passar, agora, pela remoção de telha e ripa da cobertura, da rede elástica no perímetro da escola e respetivos portões, remoção e posterior reposição de painéis solares na cobertura, colocação de isolamento térmico e, ainda, reabilitação de pavimentos interiores das salas da Escola, pintura interior em paredes e tetos, bem como aplicação de rede na periferia da escola em painéis de malha electrossoldada e portões exteriores novos.

 

O projeto de arquitetura é da responsabilidade da Divisão de Edifícios e Equipamentos Escolares da autarquia, que também fiscaliza a obra, com a assistência técnica da Divisão de Projetos e Edifícios Municipais. Já a coordenação de segurança em obra será assegurada pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais.

 

Dada a previsão para conclusão da obra ocorrer no final do ano civil de 2024, os alunos que frequentam o Jardim de Infância de Ribeira de Frades vão, provisoriamente, para o Jardim de Infância de Casais, e as 4 turmas do 1º ciclo do ensino básico vão para a Escola Básica de Taveiro. Estas mudanças provisórias foram acauteladas e esclarecidas junto dos pais e dos encarregados de educação, juntamente com as equipas técnicas do Município e do Agrupamento de Escolas.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×