A Softinsa, subsidiária da IBM, em colaboração com os serviços municipais de Atendimento ao Munícipe, Modernização Administrativa e Sistemas de Informação, sob orientação do vereador Miguel Fonseca, apresentou os resultados de uma prova de conceito (PoC), desenvolvida durante as últimas semanas, para uma melhor gestão dos mais de 4.000 pedidos, por mês, por e-mail, que dão entrada na Câmara e precisam de análise e encaminhamento para o serviço com competência para dar resposta.
A plataforma IBM WatsonX utiliza inteligência artificial e é desenvolvida para negócios. A IBM assegura que com uma única plataforma é possível criar aplicativos de IA personalizados com facilidade, gerenciar todas as fontes de dados e acelerar os fluxos de trabalho de IA responsáveis. A utilização de inteligência artificial generativa, garantem os responsáveis da empresa, oferece ganhos de eficiência no direcionamento interno do pedido e melhora a qualidade da preparação da resposta, permitindo ter mais tempo de qualidade para o atendimento personalizado ao cidadão.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes